sábado, 14 de julho de 2012

PETROBRAS - Dilma elogia Gabrielli.


Da Folha

DO RIO

A presidente da Petrobras, Graça Foster, aproveitou o batismo de plataforma de perfuração em estaleiro na Bahia para assumir também a culpa por erros cometidos em planos de negócios anteriores aos de sua gestão e também por erros em projetos, como o da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
Depois de ouvir no evento elogios de Dilma Rousseff à gestão anterior da Petrobras, que tinha o comando de José Sergio Gabrielli, atual secretário do governo baiano e presente ao evento, Graça o convidou para a entrevista coletiva, na qual fez questão de se explicar sobre as críticas feitas ao anunciar o Plano de Negócios 2012-2016.
Ao apresentar o plano em junho, Graça disse que se tratava de um plano "realista", ao contrário dos anteriores, e cortou a estimativa de produção de petróleo.
Ela afirmou ainda que a refinaria Abreu e Lima, projeto da época de Gabrielli, era um "erro que não seria repetido".
...
Ontem, Graça disse que fez questão de convidar Gabrielli para a entrevista a fim de eliminar os "ruídos" que, segundo ela, surgiram após a divulgação do plano.
"Antes de ser presidente da Petrobras fiquei quatro anos e meio como diretora, diversas vezes discutimos e eu nunca fui voto contrário [aos planos], então eu sou responsável também por tudo que saiu torto, tudo o que deu errado", disse Graça.
No início da entrevista, ela disse que o plano apresentado em junho era um continuidade dos anteriores.
"A estratégia é a mesma dos planos anteriores, é o que sempre foi, nenhum projeto foi cortado", disse Graça.
Gabrielli, que também ainda não havia falado sobre o assunto, disse que a Petrobras que GraçaFoster recebeu para presidir é diferente da que ele encontrou em 2005.
"Isso não quer dizer nenhuma descontinuidade, e nenhuma crítica, só foi feito [outros planos] numa conjuntura diferente", disse Gabrielli ao lado da executiva.
Sobre a refinaria Abreu e Lima, cujo preço será nove vezes maior do que o planejado, Gabrielli argumentou que havia 30 anos não se fazia uma refinaria no Brasil.

Nenhum comentário: