quinta-feira, 14 de março de 2024

Um alerta muito importante.

 


Aos 25, jovem que usava vape diariamente fica com “buraco” no pulmão

Americano fez alerta de que mesmo tendo parado de fumar há um ano ainda teve de ir ao pronto-socorro por consequências do vape

 atualizado 

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram/j0elawrence
Montagem de fotos mostra Joe Lawrence, americano que teve problema pulmonar por uso de vape, em uma das imagens com um cigarro eletrônico e na outra com dutos e sensores por tratamento de seu pulmão colapsado

O relato do americano Joe Lawrence, de 25 anos, viralizou no X (antigo Twitter) na última semana – o jovem conta que, pelo hábito de fumar vape “todos os dias durante anos”, acabou ficando com um buraco em seu pulmão.

Joe diz que parou de fumar há mais de um ano, mas ainda enfrenta as consequências do cigarro eletrônico. “Outro dia, fui levado às pressas para o pronto-socorro sem conseguir respirar. Quase tive um colapso total do pulmão”, afirma.

Alt

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde

Frequência de envio: Semanal

O jovem fumava cigarros eletrônicos com sabor de frutas, mas deixou o vape quando descobriu que inflamações em seu pulmão haviam danificado o órgão, permitindo o escape do ar.

Joe teve um pneumotórax traumático, que não costuma ser fatal, mas causa dores e exige cuidados especiais. O tratamento envolve procedimentos feitos no hospital para retirar o ar e mudanças de hábito para permitir que o pulmão cicatrize.

“Por favor, cuidem-se e pensem em parar de fumar. Não vale a pena”, completou Joe.

1

Vape é hábito comum entre jovens

A pesquisa Covitel 2023 (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), divulgada em agosto, revelou que 11,6% dos usuários aderiram aos dispositivos por querer estar na moda.

“Há uma falsa sensação entre os jovens de poder fumar estes cigarros eletrônicos sem culpa, achando que eles não causam problemas, o que é uma ilusão”, explica a pneumologista Andrea Sette do Hospital São Luiz Itaim, da Rede D’Or.

Ela destaca que existem sintomas característicos do uso de vapes em adolescentes e até menores de idade que estão buscando os consultórios. “Notamos um aumento significativo de jovens com quadros de asma exacerbada, tosse, falta de ar e, em casos mais graves, pneumonia e insuficiência respiratória aguda em decorrência do uso desses dispositivos”, completa a médica.

Embora seja comum encontrar usuários dos vapes no Brasil, o cigarro eletrônico é proibido no território nacional desde 2009. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma consulta pública no início do ano para rever a decisão, mas os resultados ainda estão sendo analisados.

Nenhum comentário: