domingo, 17 de março de 2024

"É preciso identificar o momento do perigo".

 

Fascismo: 'É preciso identificar o momento do perigo e este momento é agora'

Em palestra sobre o fascismo, o jurista, filósofo e professor da USP Alysson Leandro Mascaro alerta que o Brasil está vivendo hoje um momento mais grave do que o de 1964, em que houve o golpe. 

Vale ouvir este trecho de sua palestra, que serve como alerta: [Há uma transcrição logo após o vídeo]

 

"...contra o satanás, contra o aborto, em favor da família cristã, que é a família tal e qual e etc, e matar comunista etc e tal, beira metade do Brasil já, sem precisar de um chicote de alguém dizendo fale! Sai do coração, esse é o limiar, essa é uma cabeça do cavalo pro lado de lá, não está o corpo inteiro ainda, não estão as quatro patas. Mas, observem, é pior do que 64. 64 tinha um chicote. Hoje, continua o chicote chicoteando os pobres, negras e negros da periferia, LGBTQIA+. O chicote é igual, só que agora tem gente dizendo "Tem que chicotear". E disse o Poulantzas: "O fascismo é quando toda essa estrutura do horror passa a ser produzida pelas massas". Porque foram as massas italianas que produziram o horror do qual Mussolini era o regente. Foram as massas alemãs que iam de vontade própria na esquina para a SS, a Gestapo qualquer da vida, e dizia, "meu vizinho é judeu". Foi o homem do povo. Não foi o cadastro geral do CNPJ ou do CPF ou do RG da Alemanha. Foi o vizinho, o colega.

"Pensar o fascismo com um século de estudos científicos é ver toda uma construção espetacular na qual os dois quadrantes mais altos são estes. O capitalismo é o fascismo, o fascismo é um fenômeno do capitalismo, mas não todo momento do capitalismo é sempre fascista. Então eu preciso identificar o momento do perigo e, pasmem, este momento é o momento de perigo. Mussolini e Hitler não foi o exército que os fez, pelo contrário. As milícias das massas destruíram os exércitos. Esse fenômeno todo mundo esquece, eu fiz questão de lembrar aqui no livro ["Crítica do fascismo", de Alysson Leandro Mascaro, da Boitempo] e explicar. O Mussolini não foi a glória do exército italiano. O Mussolini foi a decadência do exército italiano e o surgimento da milícia fascista italiana. De massas! 

"Quem matará o negro pobre e miserável a partir de algum momento é o povo mesmo, não é mais a polícia."

Nenhum comentário: