sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ELEIÇÃO - Qurem convencer que o PT já perdeu.

A tentativa tosca da mídia de enquadrar candidatos em seus figurinos.
   
Neste esforço, Estadão cria até a figura do eleitor-consumidor...ImageA exatas duas semanas da eleição municipal nos quase seis mil municípios brasileiros, mais do que natural que proliferem as reportagens e as análises sobre as campanhas, guinadas de um ou outro candidato, o pleito, os prognósticos sobre seus resultados etc. Virão muitas mais, ainda antes e depois da abertura das urnas no dia 7 de outubro.

Na esteira dessa efervescência eleitoral, nossa mídia aproveita para direcionar reportagens de acordo com seus interesses. Ou em defesa de seus candidatos, ou quando estes se inviabilizam eleitoralmente, na tentativa tosca de enquadrar outros candidatos em seu figurino.

É o que o Estadão fez no fim de semana (no domingo) com extenso material em que quer enquadrar a votação do candidato a prefeito de São Paulo, ex-deputado Celso Russomanno (PRB), em seu figurino neoliberal. Para tanto até criou a figura do eleitor-consumidor.

Jornal derruba teorias levantadas pelos especialistas


No afã de enquadrar Russomanno no figurino neoliberal secularmente defendido pelo próprio jornalão, o Estadão procura por a pique as teorias até agora expostas e encampadas pelos analistas, de que o concorrente do PRB se mantém no topo das pesquisas - com 35% - não por ser visto como novidade, como candidato de mudança, como "o novo", ou pelo recall que tem de popularidade do programa que tinha na TV.

Nada disso, para o Estadão, Russomanno lidera esta corrida até agora por se apresentar como o defensor do consumidor. Mas a realidade é mais complexa, a campanha ainda não acabou e insisto, pesquisa por mais correta e precisa que seja não é urna, não é a eleição.

Na mesma linha de defesa dos candidatos pelos quais têm simpatia, ou na tentativa de fazer os líderes nas pesquisas vestirem desde já o seu figurino, os jornalões todos - não só o Estadão - continuam na "operação já perdeu", dando como certas vitórias da oposição e derrota do PT em capitais nas quais, na maioria dos casos, ainda teremos 2º turno.

Querem convencer a militância de que o PT já perdeu

Tudo para caracterizar que nós do PT vamos mal. E mal por causa do chamado "mensalão". Ainda que em matérias separadas - às vezes mais de uma no mesmo jornal - e em jornalões distintos, mas a tentativa e o objetivo é o mesmo: convencer-nos e à nossa militância de que já perdemos e que fomos derrotados.

Insistem, mesmo quando uma análise mais apurada em cada capital e grande cidade - sem contar nas pequenas... - desmascara por completo essa manobra de guerra psicológica da mídia e mostra o contrário: que vamos para 2º turno nas grandes, que a disputa aí será sempre com um candidato nosso, do PT, e que vamos ganhar em muitas pequenas e médias cidades.

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