segunda-feira, 24 de setembro de 2012

POLÍTICA - O STF está sendo chantageado?

Novo post em Baixada Carioca

O STF está sendo chantageado?

by caldocarioca
Eu não queria escrever sobre o STF, mas não aguentei.
Observando o comportamento da mídia e dos ministros do STF, especialmente do ministro Joaquim Barbosa, comecei a imaginar que esta instância judiciária está sendo chantageada. Essa história começa lá em 2010 quando o ministro Joaquim Barbosa teve um “pega-pra-capar” com a velha mídia:
De licença médica, Joaquim Barbosa vai a festa de amigos e a bar em Brasília
Afastado desde abril do trabalho, ministro do STF deve somar 127 dias de licença neste ano
Mariângela Gallucci
BRASÍLIA - O ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que está de licença por recomendação médica, alegando que tem um "problema crônico na coluna" e, por isso, enfrenta dificuldade para despachar e estar presente aos julgamentos no plenário do STF, não tem problemas para marcar presença em festas de amigos ou se encontrar com eles em um conhecido restaurante-bar de Brasília (Estadão, 2010).
Essa história rendeu e a imprensa não largou o pé do ministro. É bom lembrar que nesta época o ministro contrariava os interesses da velha mídia e do grupo ligado ao PSDB paulista.
Depois a Polícia Federal desbaratou a maior quadrilha de criminosos do Brasil envolvendo políticos, bandidos, jornalistas, procuradores e juízes. A velha mídia envolvida até o pescoço começou a se sentir ameaçada e seus colunistas começaram uma ardilosa campanha para desqualificar as provas e a tentativa do Congresso Nacional de criar uma CPMI para investigar os arautos defensores e aliados da velha mídia.
No meio desse imbróglio todo apareceu uma personagem interessante: a mulher do Cachoeira. E não é que a bonitinha resolveu chantagear mais um juiz para tentar levar vantagens?!

Juiz afirma que mulher de Cachoeira tentou chantagem para soltar bicheiro

Magistrado diz que mulher de contraventor teria dossiê com fotos contra ele. Andressa Mendonça presta esclarecimento na manhã desta segunda na PF.
Versanna Carvalho
O juiz federal Alderico Rocha Santos afirmou ao G1 nesta segunda-feira (30) ter sido chantageado por Andressa Mendonça, mulher do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
Santos é responsável pelo processo da Operação Monte Carlo na Justiça Federal, que culminou na prisão do bicheiro em fevereiro.
Segundo o magistrado, Andressa o procurou na quinta-feira (26) afirmando que teria um dossiê contra ele e, em troca da não-publicação, teria pedido um alvará de soltura para Cachoeira (G1, 2012).
Então começou o julgamento do mensalão. Provas? Não. O STF decidiu que não existe mais a “presunção da inocência” e atribuiu o ônus da prova ao acusado, não aos acusadores. O ministro Joaquim Barbosa, de má fé, posso concluir, pegou um episódio fora do contexto para fundamentar seus devaneios jurídicos e envolveu a presidenta Dilma quando então ministra da Casa Civil.

Joaquim Barbosa usa depoimento de Dilma em 2009

Presidente se disse surpresa com aprovação rápida de marco regulatório do setor elétrico
BRASÍLIA - Para condenar os deputados da base aliada e tentar reforçar as provas de compra de votos, o relator do mensalão, Joaquim Barbosa, recorreu a depoimento prestado pela hoje presidente Dilma Rousseff. À Justiça, em outubro de 2009, Dilma, então chefe da Casa Civil, se disse surpresa com a rapidez da aprovação do marco regulatório do setor elétrico no Congresso (O Globo, 2012).
Esse fato obrigou o Planalto a emitir uma nota (Leia Aqui) desmentindo o ministro Barbosa.
É interessante ver que pau-que-da-em-chico-vira-pena-quando-é-em-francisco. A mesma PGR que ignorou a falta de provas para denunciar os personagens petistas no episódio conhecido como mensalão, ignorou a confissão do ator Global Stephan Nercessian e pediu arquivamento do processo contra ele no caso CachoeiraGate.

Gurgel manda arquivar inquérito contra Stepan Nercessian

Parecer enviado na última sexta-feira pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ao Supremo Tribunal Federal recomenda o arquivamento de inquérito contra o deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ).
O parlamentar recebeu, em 2011, R$ 175 mil do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal, no dia 29 de fevereiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Dizendo ser amigo há mais de 20 anos do bicheiro, Nercessian explicou que R$ 160 mil se referiam a um empréstimo, já saldado, para a compra de um apartamento (Jornal do Brasil, 2012).
O comportamento da velha mídia, os sorrisos irônicos de Joaquim Barbosa ao proferir o seu julgamento aos personagens do mensalão e outros episódios que tem relação amiúde com todo o processo me deixa com essa brutal dúvida: estaria o STF sendo chantageado? Se sim, por qual motivo? Será que a velha mídia tem dossiês contra os magistrados do STF? O que diabos afinal está acontecendo com o judiciário brasileiro? O fato é que já tem gente dizendo que o PSDB deveria convidar o ministro para ser candidato a presidente em 2014. Qual a relação disso com o que vem acontecendo no STF? Um doce e minha gratidão por quem responder.

Nenhum comentário: