sábado, 26 de fevereiro de 2022

PT Nacional: como combater fake news.

 

PT NacionalPT Nacional

Olá, Carlos, apresentamos o guia de como combater fake news nas redes sociais! 

Veja Mais

Combater notícias falsas é fundamental para que tenhamos um real Estado Democrático de Direito.

Aqui vão algumas dicas para lutarmos em conjunto contra a desinformação!

Denuncie para a Verdade na RedeIsso nos ajuda a monitorar os boatos e, eventualmente, acionar a justiça.  

  pt.org.br/denuncie  

Desminta as fake news publicamente nas suas redes sociaisVídeos são uma boa maneira de fazer isso. Mostre provas desmentindo os boatos, exponha as mentiras e reforce aos apoiadores o pedido: se receber um boato nas redes não compartilhe e nem interaja, denuncie à Central de Fake News. Divulgue também caso medidas judiciais sejam tomadas.

Comunique ao departamento jurídico se for o casoSe entender que é caso de Justiça, busque identificar quem começou a espalhar a fake news ou quem foi o maior propagador dela e procure o departamento jurídico do partido.

[BAIXE O GUIA DO COMBATE AS FAKE NEWS]

COMO IDENTIFICAR UMA FAKE NEWS?

  • A manchete tem a ver com o conteúdo?Sabe quando o título diz A e o texto diz B? Essa é aquela fake news sensacionalista. O problema é que, muitas vezes, as pessoas não vão além do título. 
  • Qual o contexto da imagem ou da manchete?Às vezes nem tudo é mentiroso na mensagem, mas ela desinforma ao tirar de contexto uma foto ou mesmo a notícia (que é antiga e circula em contexto diferente). Por isso, é sempre importante checar a data da notícia. 
  • Um imagem foi manipulada?Fotos e vídeos podem ser manipulados digitalmente.Por isso é sempre bom ter um pé atrás com as imagens que circulam por aí.
  • A (des)informação foi distorcida ou inventada?Conteúdos enganosos usam informações mentirosas, distorcidas, para difamar alguém. Bolsonaro fez isso quando disse que a esquerda busca descriminalizar a pedofilia. Outras vezes, a mentira não tem nenhum pé na realidade.
  • Esse site/página é confiável?Alguns sites imitam quase perfeitamente sites informativos e publicam lá uma informação falsa. Por isso, é importante checar se o endereço do site no seu navegador corresponde ao verdadeiro. Às vezes, isso também acontece em redes sociais como o Twitter

ESTAS E MUITAS OUTRAS DICAS ESTÃO NO GUIA DE COMBATE AS FAKE NEWS. BAIXE AGORA!

Baixe agora o guia com dicas, técnicas e informações de "Como combater as fake news nas redes sociais".

Nenhum comentário: