quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CARTA DE FIDEL A HUGO CHAVES



Carta de Fidel Castro a Hugo Chávez por ocasião de seu retorno a Venezuela

 

Fidel Castro Ruz

1o. Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba
Adital


Foto: cubaTV.cu

Querido Hugo:
Fico muito feliz que tenha podido retornar ao pedaço da terra americana que tanto ama, e ao povo irmão que tanto te apoia.
Foi necessária uma longa e angustiante espera, tua assombrosa resistência física e a consagração total dos médicos (...) para obter este objetivo.
É absolutamente justo mencionar à insuperável constância com que teus familiares mais chegados, teus companheiros na direção revolucionária, as Forças Armadas Bolivarianas, rearmadas e reequipadas por ti, e as pessoas honestas do mundo mostraram suas simpatias.
Especial menção e afeto merecem o alento que o povo venezuelano te ofereceu, com suas demonstrações diárias de apoio entusiasta e irredutível. A isso se deve teu regresso feliz à Venezuela.
Tu aprendeste muito da vida, Hugo, nestes duros dias de sofrimentos e sacrifícios. Agora, que não teremos o privilégio de receber notícias tuas todos os dias, voltaremos ao método da correspondência, que utilizamos durante anos.
Viveremos sempre lutando pela justiça entre os seres humanos sem medo aos anos, aos meses, aos dias ou às horas, conscientes, humildemente, de que vivemos na época mais crítica da história da nossa humanidade. Nosso povo, que é também o teu, conhecerá, amanhã, por esta mesma via, teu regresso à Venezuela.
Tudo teve que ser realizado com muita discrição para não dar oportunidade aos grupos fascistas de planejar suas cínicas ações contra o processo revolucionário bolivariano.
Quando o campo socialista caiu e a URSS se desintegrou [em 1991], o imperialismo, com o punhal afiado de seu bloqueio, se propunha a afogar em sangue a Revolução Cubana, a Venezuela, um país relativamente pequeno da dividida América, foi capaz de impedir isso. Devido ao tempo, não menciono os inúmeros países das Antilhas, América Central e América do Sul que a Venezuela, além de seus grandes planos econômicos e sociais, foi capaz de ajudar. Por isso, todas as pessoas honestas do mundo têm acompanhado de perto "a saúde e as notícias sobre Chávez”.
Até a vitória, sempre!
Um forte abraço!
Fidel Castro Ruz
20horas35minutos.
Fevereiro, 17 de 2013

Nenhum comentário: