terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

POLÍTICA - Política de cotas é vitória do PT.

Apoio a cotas é vitória do PT, do governo e da sociedade

Que a pesquisa sirva de lição para a aprovação de outras políticas...
Image
UnB
A pesquisa Ibope mostrando que quase dois em cada três brasileiros são a favor das cotas em universidades públicas é mais uma grande vitória do PT, do governo e de sua base aliada, que aprovaram no Congresso essa política. Além, claro, de uma conquista de toda a sociedade.
De acordo com o levantamento publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 62% da população apoia tanto as cotas para negros quanto para pobres e para alunos da escola pública. Dos pesquisados, 77% são favoráveis às cotas que levam em conta a renda e/ou a origem escolar. E 64% apoiam a baseada na cor autodeclarada.

É um apoio expressivo da maioria do povo. E não há qualquer margem de dúvida, já que a maioria tem inclusive clareza da relação entre o social e o racial, além da importância da escola pública e gratuita.

Que essa pesquisa sirva de lição para a aprovação de outras políticas positivas de combate às desigualdades e os preconceitos tão enraizados nas elites e pelas elites do país.

Esse preconceito, aliás, é expresso pela pesquisa: a oposição às cotas é maior entre brancos, entre as classes A e B e entre pessoas que cursaram a faculdade.

Nenhum comentário: