domingo, 22 de julho de 2012

OLIMPÍADAS - Em frases, o espírito olímpico - ou a falta deles.

POR BOB FERNANDES, DIRETO DE LONDRES
A uma semana da abertura da Olimpíada de 2012, está nos outdoors, na televisão, no rádio, internet, jornais e revistas, está no ar o tal "espírito olímpico”. Nessa coletânea de frases de algumas das estrelas dos esportes -ou nem tanto assim-, e de dirigentes, um pouco do que vem a ser, ou deixa de ser isso. E algo do que se espera para os jogos de Londres.
Michael Phelps, norte-americano, 16 medalhas olímpicas, 14 de ouro e 2 de bronze, e 37 quebras de recordes mundiais na natação:
- Depois de 2008 (Pequim) eu não queria mais trabalhar… Mas agora vai ser divertido…
Cesar Cielo, nadador brasileiro, medalha de ouro em Pequim nos 50 metros livre e de bronze nos 100 metros, bicampeão e recordista mundial nos 50 metros, campeão mundial nos 100 metros livre em Roma (2009):
- Não consigo pensar em nada pós-dia 4 de agosto, sei que até dia 4 tenho que nadar. O resto a gente vê depois, feliz com a medalha e tranquilo…
Ryan Lochte, norte-americano, 3 ouros, 1 prata e 1 bronze em duas Olimpíadas, companheiro de equipe e maior rival de Phelps nos 200 e 400 medley:
- Toda fama, todo dinheiro, tudo isso é só um bônus, a cereja do bolo, o que conta é ter trabalhado duro por isso…
Sérgio Sasaki, da equipe brasileira de ginástica artística:
- Vou ser medalhista no Rio, com certeza…
Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, sobre a perspectiva de medalhas para o Brasil em Londres:
- A expectiva é de que seja um pouco mais… ou um pouco menos do que em Pequim…
Hannah Miley: nadadora britânica (que tem o pai como técnico), promessa de ouro nos 400 metros medley:
- Eu treino 36 horas por semana, passo 28 dessas horas na piscina, estou sozinha a maior parte do tempo… seria muito difícil dizer que eu sou normal…
Iziane, cortada da seleção brasileira de basquete por ter levado o namorado para dormir na concentração:
- Estou muito triste. Passei oitenta dias me dedicando à seleção brasileira. O que fiz foi errado, passível de punição, mas eu não esperava uma punição como essa, não era para tanto…
Colin Moynihan, presidente da Associação Olímpica britânica:
- Se sobrarem (NR: Sobrarão) alguns ingressos, deveríamos dar para os soldados ingleses (3.500) que voltaram (do Afeganistão) para nos socorrer… (NR: Depois que naufragou estrepitosamente a segurança privada contratada para os Jogos).
Victoria Pendleton, inglesa, ciclísta, 9 títulos mundiais, 6 recordes quebrados, ouro em Pequim:
- Me lembrar que há mais na vida do que ganhar corridas de bicicleta, mesmo em olimpíadas, é o que me salva de ficar louca… minhas medalhas de ouro estão numa sacola de compras no fundo do meu guarda roupa…
Joanna Maranhão, nadadora brasileira:
- A gente precisa de uma reciclagem. Na minha prova (400 medley), dentro do Brasil, não tenho nenhuma adversária.
Kobe Bryant, capitão da seleção de basquete dos Estados Unidos:
- Dream Team (Time dos Sonhos, com Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird & Cia), só houve e só haverá um, o das olimpíadas de 1992…
Usain Bolt, jamaicano, campeão olímpico e mundial, estrela máxima em Pequim e desde então:
- Eu quero que as pessoas desliguem a Tv e perguntem: "Isso realmente aconteceu?"
Fabíola Molina, natação do Brasil:
- Chegar em terceiro lugar não é tão difícil…
Ric Egington, remador britânico:
- Qualquer coisa feita até aqui não vale bosta nenhuma… só é bom para a BBC que faz seus 30 segundos de cobertura sobre isso…
Cathy Freeman, australiana de origem aborígene, medalha de ouro em Sidney e prata em 1996. Diz que logo após perder o ouro em Atlanta, por meio segundo, pensou:
- Bem, acabou… o que será que tem para jantar hoje?… Isso é só um trabalho.
Leandro Damião, atacante da seleção brasileira:
- Contra o Brasil, todo mundo sempre tem medo…
Katherine Grainger, britânica, remadora, medalha de prata em Sidney, Atenas e Pequim:
- Em maio, (Copa do Mundo em Belgrado), tentávamos manter o foco… apesar dos homens gordos e pelados que tomavam banho de sol nas margens…
Daiane dos Santos, ginasta brasileira, sobre as privações na preparação para uma Olimpíada:
- O McDonald's é patrocinador oficial, a gente não pode comer agora… Mas acho que é por um bom motivo.
Andy Sutherden, consultor da organização das Olimpíadas de Londres:
- Ainda que pareça incrível, uma das minhas maiores preocupações é com o tempo… vai chover ou vai fazer sol?… Londres não é Pequim… aqui há uma grande liberdade de expressão, grupos protestam… porém, organizadores e patrocinadores conseguirão fazer com que isso não seja o principal…
Bernard Rajzman, chefe de missão do COB, sobre o Crystal Palace National Sports Centre:
- Foi um achado para nós. Vários países de primeiro mundo tentaram, mas não conseguiram ficar aqui. Chegamos primeiro…
Edgar Hubner, coordenador do COB no Crystal Palace:
- São vários os fatores que levam à definição do porta-bandeira: cronograma de competição, de treinos, o histórico olímpico… Exemplo disso é que a equipe da natação não estará na cerimônia de abertura, embora já vá estar em Londres…
PS: Domingo, dez horas da manhã. Estação do metrô, próximo à Oxford Street. Um grande grupo de adolescentes gaúchos. Bandeiras às costas e camisetas com as respectivas cores disputam em sonoríssimo coro:
-…Grêmio…Inter…Grêmio…Inter…Grêmio…Inter…

Nenhum comentário: