segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CUBA - Raul Castro e os EUA.

“Teremos que aprender a respeitar mutuamente nossas diferenças”



Depois do aperto de mão entre Barack Obama e Raúl Castro, especulou-se sobre eventuais progressos nas relações entre Cuba e Estados Unidos. Nesse fim de semana, o cubano pediu aos EUA uma “relação civilizada”.
Esse tema sempre interessou a Zé Dirceu, por isso tratamos dele agora, aqui no blog.
A declaração de Raúl Castro foi feita no encerramento da Assembleia Nacional de Cuba. Ele pediu um “diálogo respeitos” e que os norte-americanos não comprometam a soberania da ilha.
“Se nos últimos tempos fomos capazes de sustentar alguns intercâmbios sobre temas de benefício mútuo, consideramos que podemos resolver outros assuntos de interesse e estabelecer uma relação civilizada entre os países, como desejam o nosso povo, a grande maioria dos cidadãos americanos e a emigração cubana”, disse Raúl Castro.
De acordo com ele, funcionários das duas nações se reuniram diversas vezes neste ano para discutir temas como a imigração e o restabelecimento do correio entre EUA e Cuba.
“Não reivindicamos aos Estados Unidos que mudem seu sistema político e social, e não aceitamos negociar o nosso. Se realmente desejamos avançar nas relações bilaterais, teremos que aprender a respeitar mutuamente nossas diferenças e nos acostumar a conviver pacificamente com elas. Caso contrário, estaremos dispostos a suportar outros 55 anos na mesma situação”, acrescentou.

Nenhum comentário: