terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MÍDIA - Nenhuma novidade quando se trata do PIG.

Que papelão, Folha de S.Paulo! E o Manual de Redação?



Como o ex-ministro José Dirceu sempre aponta aqui nesse blog, a Folha de S.Paulo faz questão de ser parcial, deixar a isenção informativa completamente ao largo como um de seus últimos parâmetros jornalísticos e não esconder que tem lado – claro, desde que seja sempre contra o PT e o governo. O jornalão da Barão de Limeira, no entanto, às vezes até nisso exagera.
Como aconteceu semana passada e foi apontado pela ombudsman Suzana Singer na edição deste domingo na pequena nota de sua coluna sob o título “Só o negativo”. Diz Suzana: ” A manchete de 2ª feira decretava: “Ineficiência marca gestão do SUS, diz Banco Mundial”. A reportagem trazia apenas as críticas contidas no estudo, que fez um balanço de 20 anos do sistema único no país. Toda a parte elogiosa, em que se ressalta, entre outros pontos, um acesso mais equânime à assistência médica, foi ignorada pelo jornal. Ficou a impressão de que o Banco Mundial condenava o SUS.”
Quer dizer, um sistema de universalização de saúde extremamente bem elaborado, exemplo de inclusão de um dos maiores contingentes populacionais do mundo na assistência médico-hospitalar, que não é perfeito mas busca constantemente seu aprimoramento, é simplesmente desqualificado pelo jornal. À revelia de seu Manual de Redação, que manda ouvir os dois lados… No caso, aqui, nem era preciso, o relatório do Banco Mundial já apontava falhas e virtudes do sistema… Era só incluir na matéria também esta última parte…
Mas a ombudsman encerrou sua curta nota com uma frase que diz tudo: “Foi mais um ataque de pessimismo crônico da Folha.” Definição perfeita para a linha editorial permanente do jornal…

Nenhum comentário: