quinta-feira, 30 de junho de 2022

Oxfam Brasil

 Vanessa Correia <contato@oxfam.org.br>

  • Você
Qui, 30/06/2022 09:18
Visualizar como página web

Olá, Carlos,

O destaque de junho foi o lançamento do II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN), desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), em parceria com a Oxfam Brasil e outras organizações. O documento, que teve grande repercussão na imprensa, apresenta dados estarrecedores e evidencia como regredimos décadas no combate à fome.

O antirracismo segue em pauta. Fruto da Jornada das Pretas, foi lançada a Carta Preta 2022, para fortalecer a construção de agendas políticas das mulheres negras. Também veiculamos uma nota pública sobre o aumento da violência do Estado brasileiro contra a população negra.

Por fim, tivemos duas agendas que abordaram as violações dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, povos indígenas e quilombolas por grandes obras e projetos de empresas.

Boa leitura!

Fome na Pandemia: 33 milhões sem ter o que comer!

Relatório aponta que a insegurança alimentar tem se agravado no Brasil, estando ainda mais presente na vida dos brasileiros em 2022. Apenas 4 entre 10 famílias conseguem acesso pleno à alimentação no país.

Saiba mais

Carta Preta 2022

A Jornada das Pretas gerou uma carta que tem como objetivo fortalecer a construção de agendas políticas das mulheres negras e promover um espaço de encontro seguro e fortalecedor.

Confira aqui →

Racismo institucional mata

A Oxfam Brasil elaborou uma nota pública que aborda o aumento da violência do Estado brasileiro contra a população negra, com assassinatos e violações de direitos humanos.

Clique aqui →

Campanha pela aprovação da Lei Marco Nacional sobre Direitos Humanos e Empresas

Projeto que aguarda tramitação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara dos Deputados vai regulamentar os impactos das empresa sobre os direitos humanos de trabalhadores rurais, povos indígenas e comunidades.

Veja aqui →

Regulamentação da defesa dos direitos humanos pelas empresas é tema de debate

Oxfam Brasil participa de debate sobre o estudo apresentado na Conferência Ethos 2022, que aborda a necessidade de uma maior regulamentação em relação aos impactos de ações de empresas sobre os direitos humanos para evitar abusos e violações.

Saiba mais →
  

Vanessa Correia

Equipe Oxfam Brasil

Nenhum comentário: