quinta-feira, 30 de junho de 2022

Brasil de Fato

 

 
Brasil de Fato
 
A balbúrdia da educação no governo Bolsonaro
 
Quinta-feira, 30 de junho de 2022
 
 
Das polêmicas de Weintraub à tesoura do Godoy Veiga, passando pelo escândalo de corrupção com pastores de Milton Ribeiro, o Ministério da Educação foi tratado, no governo Bolsonaro, ao mesmo tempo como um balcão de negócios e um espaço de guerra ideológica.
Enquanto a CPI do MEC avança no Senado (já foram entregues as assinaturas necessárias para que ela seja instaurada), a gente vem aqui trazer um compilado do que foram esses três anos e meio de completo caos em uma das pastas mais importantes da gestão federal.
A corrupção é só uma parte do desmonte da educação no governo Bolsonaro.
Tanta coisa aconteceu nesses últimos anos que a gente quase esquece que lá em 2019 uma multidão tomou a avenida Paulista, em São Paulo, e as ruas de diversas outras cidades pelo país contra cortes que, na prática, inviabilizariam o funcionamento de muitas universidades federais.
A reação foi tão grande que o governo desistiu dos cortes, mas o chamado tsunami da educação marcou o período Vélez-Weintraub à frente da pasta.
Quer dizer, junto com as polêmicas. Essa primeira fase da gestão da educação foi a mais ideológica. Os dois primeiros (de quase cinco) ministros foram indicados pelo autoproclamado astrólogo Olavo de Carvalho e assumiram a personalidade do guru. Foi um período recheado por ataques, críticas a estudantes, especialmente os de cursos de humanas, tentativas de imposição de um discurso conservador em escolas. À frente da pasta, Abraham Weintraub atacou o STF e até a China, o principal parceiro comercial do Brasil.
Alvo de inquéritos do STF, ele deixou o cargo e foi com um passaporte diplomático para os Estados Unidos. Depois, teve o ministro que nem chegou a assumir porque a imprensa detectou mentiras em seu currículo.
Até que chegou Milton Ribeiro, o pastor que agora é alvo de investigação por causa de um esquema de propinas e liberação de verbas para pastores dentro do Ministério. Foi no meio desse escândalo, que agora pode dar origem a uma CPI no Senado, que ele deixou a pasta para assumir o engenheiro Godoy Veiga, que chegou passando a tesoura no orçamento.
No vídeo, você vê tudo isso em mais detalhes. Em síntese, a gente até poderia dizer que educação não é prioridade para esse governo. Mas a verdade é que é. O desmonte das políticas de educação é um projeto, e está na agenda central de Bolsonaro e seus ministros. Assista:
 
 

Nenhum comentário: