quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Brasil: Conservadores e reacionários.

 

BRASIL: CONSERVADORES E REACIONARIOS.
Há uma diferença grande entre ser conservador e ser reacionário. O conservador entende a História e reconhece a importancia das transformações dos hábitos e costumes ao longo do tempo e não ataca as mudanças resultantes da História. O conservador preza a a cultura e os valores tradicionais mas vê a sociedade como corpo vivo que muda. O conservador
não quer congelar o presente no passado!!
Já o reacionário não aceita mudanças históricas e transformações da sociedade ao longo do tempo! Ele luta por uma volta a um passado utópico que ele imagina que era perfeito e que ele idealiza.
Assim como os revolucionários idealizam o futuro e acreditam uma mudança utópica pós revolução, os reacionarios colocam a utopia no passado! Antes tudo era perfeito.
Reacionários e revolucionários se unem numa crença de perfeição quando acreditam em utopias. São dois polos ou duas faces de uma mesma crença ou moeda que idealizam utopias para as sociedades humanas. Pelo menos os revolucionários lutam por transformações concretas, na prática economica e social já os reacionarios só deliram....
No Brasil como somos um país jovem, com poucas tradições, os nossos conservadores brasileiros praticamente não tem apoios em tradições que foram historicamente construídas e que permaneceram através do tempo. Nossos "conservadores" daqui então se confundem com as posições dos reacionários... Chafurdam na pior tradição possivel: a de termos sido colonia e de sermos servis, subalternos e aceitarmos a injustica como lei.
Melhor o Brasil construir algo novo, pois o que herdamos dos colonizadores foi péssimo exemplo: Capitanias Hereditarias com elites econômicas e políticas acima das leis. E é através dessa herança que mantemos excessos de privilégios até hoje sem que haja justiça social. Ou seja, nossa tradição é ser um país sem leis iguais para todos e com uma elite ignorante que é vampira e que vive empatando as transformações necessárias e nos atrasando.

Nenhum comentário: