quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Esquerda.net

 


2022 foi o ano mais violento da última década para as pessoas LGBTI
 
 
 
 
   
 
O relatório anual da Ilga Europa regista o aumento dos ataques às pessoas LGBTI no ano passado na Europa e Ásia Central. Houve mais assassinatos e suicídios na sequência do discurso de ódio cada vez mais propagado por líderes políticos e religiosos ou comentadores nos media. 
  
VER MAIS
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Ana Drago: como resolver a crise da habitação?
 
Neste episódio do podcast, Catarina Martins convida a antiga deputada bloquista Ana Drago para uma conversa sobre respostas à crise na habitação.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
 
Manuel Afonso
 
Preparemo-nos
   
 
 Moedas é o principal promotor do que podemos chamar de gig economy, capitalismo de plataformas ou simplesmente de superexploração pretensamente hi-tech. Bate-se por uma Lisboa cuja economia se centre no poder das grandes empresas ditas tecnológicas que dominam as entregas, o TVDE ou o alojamento local. 
 
VER MAIS
 
 
 
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Mais habitação ou o Estado refém do mercado?
 
O conjunto de medidas apresentado pelo Governo é de uma injustiça flagrante, porque continua a tomar as rendas excessivas vigentes como referência, traduzindo-se numa transferência de receitas públicas e de rendimentos do trabalho para os proprietários. Artigo de Ana Cordeiro Santos.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
"Olá, escrevemos-vos da Síria..."
 
Hoje, queremos que a solidariedade se exprima em todo o lado e de forma concreta. Amanhã, quando a emoção tiver diminuído e as câmaras se tiverem afastado, esperamos que as mulheres e os homens que povoam esta parte do mundo não sejam novamente esquecidos. Carta da Comuna Internacionalista de Rojava.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Um balão espião chinês abatido prenuncia conflitos futuros
 
Há já algum tempo que o governo dos Estados Unidos vê a China como a maior ameaça à sua segurança. E não é preciso um balão espião para ver o conflito no horizonte, conta-nos Dan La Botz neste artigo lido por Carlos Carujo.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
Como a poluição luminosa cortou a ligação ancestral da humanidade com as estrelas
 
Além de impedir a população urbana de ver as estrelas, o clarão das cidades afeta a vida selvagem e até boa parte dos observatórios instalados longe delas. Para reverter a situação, o movimento pelo "céu escuro" desafia-nos a contar estrelas. Artigo de Or Graur.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 
 
   
  
  
      
   
 
 
A este ritmo, o mirandês pode desaparecer em poucas décadas
 
Académicos apontam o dedo às entidades públicas pelo abandono do mirandês, que hoje é falado regularmente por apenas 1.500 pessoas. Estudo da Universidade de Vigo confirma "situação muito crítica" da língua mirandesa.
 
VER MAIS
 
 
   
 
 

Nenhum comentário: