sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

AEPET: A importância de um novo plano estratégico para Petrobras.

 A importância de um novo plano estratégico para Petrobrás

A importância de um novo plano estratégico para Petrobrás

Publicado em 23/02/2023

Desde 2016 os investimentos estão focados quase que unicamente em Exploração e Produção


O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) está divulgando um detalhado estudo, dividido em cinco capítulos, sobre a necessidade de se revisar o Plano Estratégico da Petrobrás 2023/2027, lançado em novembro passado.

Segundo o estudo do Ineep, o plano trouxe poucas novidades estratégicas em relação aos últimos anos. E embora contemple um aumento no investimento, manteve a atuação da Petrobrás fortemente direcionada para o segmento de Exploração e Produção (E&P), que representou cerca de 83% dos projetos que pretendem ser realizados pela companhia. “Os eixos estratégicos foram mantidos, a saber: o foco industrial continuou centrado na exploração e produção; as métricas de topo da companhia preservaram questões de endividamento; e o principal público para geração de valor foi o acionista”, afirma o estudo.

O Ineep lembra que o Plano Estratégico de 2007/11 posicionava a Petrobrás “ para liderar o mercado de petróleo, gás natural e derivados e biocombustíveis na América Latina, atuando como empresa integrada de energia, com expansão seletiva da petroquímica, da energia renovável e da atividade internacional”. Para isso, os investimentos da empresa cresceram mais 60%, comparados com o Plano anterior (2006/20010), o que permitiu o rápido início da exploração das reservas do pré-sal, transformando a Petrobrás num grande ator global e deu ao Brasil a oportunidade de garantir sua soberania energética e disputar um espaço mais relevante na geopolítica do petróleo.

Desde o início do desmonte da Petrobrás,  principalmente a partir de 2016, a AEPET tem se posicionado pela necessidade da empresa rever suas estratégias, principalmente no sentido de retomar de uma empresa integrada de energia, direcionando seus investimentos tanto para o seu crescimento sustentável e de longo prazo e também como indutora do desenvolvimento nacional.

E o que esperamos. É o que vamos cobrar.

ENERGIZANDO

*FNP entrega cartilha sobre transição energética ao novo presidente da Petrobrás

https://fnpetroleiros.org.br/noticias/7144/fnp-entrega-cartilha-sobre-transiaao-energatica-ao-novo-presidente-da-petrobras

**“Autonomia e independência diante dos governos e patrões”, defende coordenador da FUP

https://fup.org.br/autonomia-e-independencia-diante-dos-governos-e-patroes-defende-coordenador-da-fup/

 

Avalie este item
(5 votes)

Nenhum comentário: