sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MÍDIA - McLanche Feliz está sob ataque na Califórnia.

Um grupo de defesa do consumidor dos Estados Unidos entrou com uma ação contra o McDonald's, acusando a rede de lanchonetes de usar práticas de propaganda enganosa para atrair crianças. O processo, movido pelo Center for Science in the Public Interest (CSPI), acusa o McDonald's de usar brinquedos promocionais incluídos em seu McLanche Feliz, com o objetivo de levar as crianças a incomodar seus pais para que as levem aos restaurantes da rede.

A reportagem é de Greg Farrell, do Financial Times, e reproduzida pelo jornal Valor, 16-12-2010.

A ação alega que os sanduíches da linha McLanche Feliz (Happy Meals nos EUA) apresentam níveis de gordura, sódio e calorias superiores aos recomendados para crianças com menos de 8 anos.

A ação civil, na Califórnia, está tentando obter a condição de ação coletiva em nome do pleiteador, uma mulher de 41 anos que tem dois filhos.

Este é o segundo grande ataque aos programas de marketing do McDonald's para crianças no estado mais rico dos EUA nas últimas semanas. Em novembro, o conselho supervisor da prefeitura de San Francisco votou pela proibição da venda do McLanche Feliz a partir de 2011.

"Temos orgulho de nosso McLanche Feliz e pretendemos defender vigorosamente nossa marca, nossa reputação e nossa comida", disse o McDonald's em uma nota. "Estamos confiantes de que os pais entendem que o McLanche Feliz é uma refeição divertida, de qualidade, com escolha de alimentos no tamanho certo para seus filhos, e que pode se enquadrar em uma dieta balanceada."

Numa entrevista concedida ao "Financial Times" este mês, o CEO do McDonald's, Jim Skinner, defendeu a empresa contra o coro crescente da "polícia dos alimentos", que acusa o McDonald's de contribuir para uma epidemia de obesidade nos EUA. "Nossos clientes são capazes e aptos a tomar decisões", disse Skinner.

Em sua ação, o CSPI cita uma newsletter interna da companhia que diz que quando as famílias com crianças visitam o McDonald's, as crianças são responsáveis pela escolha da rede em 53% das vezes. A ação alega que o McDonald's faz propaganda de seu lanche a crianças pequenas, com a oferta de brinquedos promocionais, sabendo que elas vão incitar seus pais a levá-las aos restaurantes da companhia.

"Ao optar por demover os direitos dos pais, o McDonald's está engajado em um ataque deliberado e enganoso às crianças", disse Stephen Gardner, advogado que representa o CSPI. O processo não busca reparação por danos do McDonald's, a não ser as comissões dos advogados e os custos relacionados, e pede um julgamento que impedirá a cadeia de fast-food de continuar anunciando o McLanche Feliz com brinquedos para crianças na Califórnia. Josh Golin, da Campanha para uma Infância Livre de Comerciais, aplaude a ação. "Quando o assunto é minar a autoridade

Fonte:IHU

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