sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ECONOMIA - Mercado interno é trunfo brasileiro e chinês.


Enviado por luisnassifPor Marco Antonio L.

Da Folha.com

Brasil e China devem resistir à crise devido à demanda interna, diz Nobel

CAROLINA MATOS
DE LINDAU (ALEMANHA)

O Brasil e a China devem continuar crescendo, apoiados nas demandas internas, mesmo no cenário de crise econômica na Europa e nos EUA, importantes mercados consumidores dos produtos exportados pelos dois BRICs.

A avaliação foi feita por Joseph Stiglitz em entrevista a jornalistas nesta tarde durante o "4º Lindau Meeting on Economic Sciences", em Lindau, na Alemanha, que reuniu economistas premiados com o Nobel.

Stiglitz, ganhador do Nobel em 2001 e que foi vice-presidente do Banco Mundial de 1997 a 2000, disse que Brasil e China "têm um grande mercado interno que deve continuar dando suporte å economia".

O economista citou várias vezes o Brasil como "exemplo de sucesso" na estabilização econômica.

"O país não apenas controlou a inflação, mas também está reestruturando toda a economia, o que é fundamental para um crescimento sustentável", afirmou, ao criticar, referindo-se aos EUA e à Europa, "políticas econômicas que têm foco apenas na inflação e se esquecem da estabilidade financeira." "Agora as autoridades [que agiram dessa forma] percebem que foi um erro", completou.

Stiglitz destacou ainda que "o maior problema para um governo não é o tamanho do deficit, mas a forma como o dinheiro é gasto."

CRISE

Durante as apresentações no seminário, o economista defendeu que os modelos macroeconômicos adotados "fracassaram" por não terem previsto a crise financeira de 2008 que "as autoridades monetárias permitiram o crescimento de bolhas concentrando as atenções apenas na inflação, em parte porque os modelos sugeriam que manter a inflação baixa era quase suficiente para eficiência econômica e crescimento."

"O incrível é que ainda existam defensores dessas teorias macroeconômicas, embora o mundo hoje seja outro".

Nenhum comentário: