sábado, 20 de agosto de 2011

FUTEBOL - Globo X Teixeira

Do blog Diversas Palavras

Globo X Teixeira, a espera da combustão que passe a limpo o futebol brasileiro


Teria Teixeira cartas na manga contra a Globo? E motivos para uma gargalhada maquiavélica?

A crise abafada

Esta semana foi noticiado que Ricardo Teixeira, presidente da CBF, teria ficado contrariado por causa da veiculação de denúncias contra sua administração no grupo de comunicação que costuma blindá-lo em seus programas jornalísticos, a Rede Globo.

Em represália teria sido dito que Teixeira teria em seu poder gravações que comprometeriam a alta cúpula da emissora carioca, material relacionado às disputas pelos direitos de transmissão do futebol brasileiro com as concorrentes, relação com os clubes e toda sorte de informação de bastidores que poderiam comprometer a imagem de lisura que a Globo tenta fazer crer ao espectador atualmente, além de abalar as relações com as emissoras coirmãs e com os clubes brasileiros.

Tudo isso, neste momento parece ensaio de algo que não se sabe em que e onde vai dar, nem mesmo se deixará de ser especulação para se tornar uma guerra de fato.

Mas parece que algo azedou entre a Globo e a CBF.

Vejamos, pode ser coincidência ou não, mas os fatos parecem apontar para uma pequena “dura” da CBF na Globo, em resposta das denúncias veiculadas no Jornal Nacional contra Teixeira, a pessoa física/jurídica do comando do futebol brasileiro. Serviria também para dizer que a entidade pode contrariar e muito os interesses da Globo na cobertura do futebol.


Pois bem, a CBF marcou a convocação da seleção brasileira para as 11h da manhã em um hotel do Rio de Janeiro, não fez, como era de costume, durante a exibição do Globo Esporte, com a divulgação ao vivo e garantindo mais audiência ao programa esportivo da parceira.

Quando o Globo Esporte entrou no ar, outros programas, que são transmitidos mais cedo já tinham divulgado a lista de Mano Menezes, com o atrativo da convocação de Ronaldinho Gaúcho.

Mais além. Por conta da convocação da seleção brasileira, o Flamengo solicitou adiamento de sua partida contra o Corinthians para poder contar com seu principal jogado neste jogo. Até aí tudo bem, direito do clube defender seus interesses. Acontece que nem Corinthians, São Paulo e Vasco se manifestaram contra o adiamento, afirmaram que cumpririam a rodada conforme a programação.


Acontece que a programação dos jogos também precisa respeitar a programação dos jogos da TV...

Quarta-feira a noite é um horário de grande audiência para o futebol, horário nobre para a Globo, ainda mais considerando que a partida entre Corinthians e Flamengo, as duas maiores torcidas do país, estava programada para o televisionamento ao vivo pela Globo. Garantia de audiência acima da média, ainda mais porque se enfrentariam os principais postulantes ao título neste momento do campeonato brasileiro.

Mas aí a CBF resolve atender ao pedido do Flamengo, ignora os outros clubes que se conformariam em respeitar as datas, e adia o jogo para o dia seguinte, no mesmo horário. Se por um lado o Flamengo terá Ronaldinho em campo, por outro lado, quinta-feira a noite não é um horário comum para transmissão de futebol em TV aberta, o que pode diminuir o atrativo ao espectador, além de obrigar a emissora a mudar sua grade para mostrar o jogo em sua programação.

Parecem duas respostas da CBF, pequenas é bem verdade, mas que se configuram em desagravo ao papel oportunista da grande aliada Globo para com seu parceiro no controle do futebol brasileiro, a CBF.

Daí pode-se esperar faíscas, agora se produzirão a combustão necessária para passar o futebol do Brasil a limpo, ninguém, ainda, pode afirmar.

Nenhum comentário: