terça-feira, 30 de agosto de 2011

POLÍTICA - Dirceu descarta racha na base governista.

O ex-ministro e deputado cassado José Dirceu descartou, ontem, um racha na base governista, disse que o país "não está vivendo nenhuma crise política" e garantiu enfaticamente apoio à presidente Dilma Rousseff. Para ele, o mal-estar do Palácio do Planalto com alguns aliados tem duas causas. "É um governo de coalizão com muitos partidos e o sistema político brasileiro está esgotado", afirmou.

A reportagem é de Daniel Rittner e publicada pelo jornal Valor, 30-08-2011.

No que se refere ao primeiro ponto, Dirceu minimizou a declarada neutralidade do PR e disse que é "evidente" um movimento de aproximação com o PMDB, nas últimas semanas. Mesmo no caso do PR, conforme avaliou o ex-ministro, responsável pela montagem da aliança no primeiro governo Lula, "três senadores não vão deixar de votar com o governo". "O PV também se aproximou e até o presidente Fernando Henrique [Cardoso] estendeu as mãos à presidente Dilma", acrescentou.

Para ele, no entanto, a "solução real" só pode vir com uma reforma política que inclua o voto em lista. Sem a reforma, comentou Dirceu, "nós já conhecemos o resultado: nomeações dirigidas, emendas dirigidas, licitações fraudadas". "Os vereadores já começam a pedir dinheiro para os deputados um ano antes da eleição, os deputados [pedem] aos governadores, e todo mundo [pede] às empresas. Nem as empresas suportam mais o custo das campanhas. É irracional, se elas podem pagar dez vezes menos. É só votar na lista ou, se não quer votar na lista, estabelecer o sistema alemão, que é o distrital misto, metade na lista e metade no sistema distrital."

Dirceu foi o principal orador de seminário sobre infraestrutura organizado pelo consultor José Augusto Valente, ex-secretário de Política Nacional de Transportes, no primeiro governo Lula, e diretor da agência T1. Também dissertaram Guilherme Lacerda, ex-presidente da Funcef, e executivos da MRS, da Santos Brasil e da Viação Itapemirim.

Alvo de uma reportagem publicada no fim de semana pela revista "Veja", segundo a qual articula com ministros e parlamentares contra Dilma, o ex-ministro reagiu e disse que a tese "é de morrer de rir". "Pode ter alguém que apoie tanto quanto eu [o governo Dilma]. Mais, é difícil. Até as pedras sabem que eu sou governista." Quanto aos encontros, Dirceu afirmou que tem "todo o direito" de fazer política.

À plateia que o ouvia, formada por dirigentes de associações empresariais, Dirceu fez um diagnóstico da conjuntura econômica e considerou que "a hora decisiva do governo é agora". Defendeu corte de juros a partir da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, hoje e amanhã. O ex-ministro pediu redução de três pontos percentuais da Selic, nos "próximos meses", e desaconselhou um relaxamento fiscal. Para ele, o governo deve se esforçar em cumprir a meta de superávit primário, de 3,3% do PIB, no ano que vem, sem descontar os investimentos do PAC.

Diante do novo aprofundamento da crise internacional, Dirceu disse que o governo evitou "o erro de fazer grandes cortes na área social e elevar os juros", preferindo medidas macroprudenciais e preservando investimentos não só do PAC, mas dos planos plurianuais da Petrobras e da Eletrobras. Ele também elogiou o BNDES e afirmou que a política industrial foi uma "primeira resposta" para aumentar a competitividade. "É impossível imaginarmos que só com medidas cambiais e de juros vamos enfrentar a concorrência internacional. Temos que aumentar a competitividade, como aconteceu com setores da nossa indústria, que conseguiram sobreviver, como brinquedos, móveis, têxteis, confecções. Isso é crédito barato, BNDES."

Fonte:IHU

Nenhum comentário: