sábado, 20 de agosto de 2011

POLÍTICA - Lula participa da primeira formatura de escola que inaugurou.

Do blog Por Um Novo Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (18), da primeira formatura dos cursos técnicos de agroecologia, administração, enfermagem e informática do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG), em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.
Paraninfo das turmas, que somam 210 alunos, o ex-presidente também esteve na inauguração do campus em 2010. Durante a formatura, Lula lembrou que, até 2003, as escolas técnicas estavam concentradas nas regiões mais ricas do país, fazendo com que muitos jovens dos locais mais afastados acabassem abandonando os estudos.

“Essa é a geração que pode mudar a história do Vale do Jequitinhonha”, afirmou o ex-presidente, lembrando que a região, apesar de pobre, abriga grandes riquezas culturais, com poetas, músicos e artesãos fundamentais para o patrimônio cultural brasileiro.
Lula, que também estudou em escola técnica – é formado torneiro mecânico pelo Senai – disse que, de 1909, quando surgiram no Brasil as primeiras escolas técnicas, até 2002, todos os governos somados construíram apenas 140 unidades. Já nos seus dois mandatos, de 2003 a 2010, o governo federal entregou 214 novas escolas desse tipo.
Apenas em Minas Gerais, de acordo com o ex-presidente, foram criados 19 campi de Institutos Federais de Educação entre 2003 e 2010 – incluindo o de Araçuaí. Até 2002, existiam 22 no estado.
A rede dos institutos federais, além do ensino técnico integrado ao ensino médio, oferece curso superior de tecnologia, licenciatura e pós-graduação, estabelecendo um longo itinerário de estudos gratuito e de qualidade.
PROUNI
O ex-presidente também destacou a importância da criação de novas universidades federais. Durante seu governo, foram construídas 14, além de 126 campi no interior, dobrando o número de vagas. Ao mesmo tempo, o programa Universidade para Todos, o PROUNI, já concedeu 912 mil bolsas de estudo a estudantes de baixa renda.
Postado por Jussara Seixas

Nenhum comentário: