Justiça, ainda que tardia! Os tribunais brasileiros finalmente reconhecerem que a estilista Zuzu Angel foi assassinada pela ditadura militar. A União terá que pagar uma indenização de R$ 240 mil para cada uma das filhas da estilista, Hildegard e Ana Cristina. “Sabemos que indenização alguma paga uma vida, compensa a ausência do afeto, da compreensão e dos cuidados que só podem ser proporcionados por uma mãe. E uma grande, imensa mãe, como foi Zuzu”, escreveu Hildegard ao Brasil 247. “No entanto, cansadas de ler, nas referências à morte de mamãe, quase sempre a mesma frase ‘acidente por causas desconhecidas’, cansamos, minha irmã e eu, de tanta desinformação”, diz.
A jornalista enfrentou uma verdadeira cruzada a qual teve que travar ao longo de mais de quatro décadas, após a noite de 14 de abril de 1976 quando Zuzu foi alvo de um atentado tramado pela ditadura militar. Por volta das 3:30 daquela noite, ao voltar para casa de um jantar na casa de amigos, o carro que ela dirigia capotou na saída do túnel Dois Irmãos — que liga a Gávea a São Conrado — e caiu de uma altura de dez metros. Foi um duro e cruel golpe contra Hildegard e Ana que tiveram o irmão Stuart e a cunhada Sônia também assassinados. Zuzu entrou na luta contra a ditadura justamente por conta do desaparecimento do filho, reivindicando o direito de sepultá-lo.
Considerada a primeira estilista brasileira, Zuzu, natural de Curvelo (MG), se casou em 1943 com o norte-americano Norman Angel Jones. Separou-se em 1960 e batalhou para criar sozinha os três filhos. Ganhou fama internacional e chegou a vestir estrelas de Holywood. Mas sua vida mudou completamente em maio de 1971 quando Stuart, que fazia parte do Movimento Revolucionário de 8 de Outubro, o MR-8, foi capturado por agentes da ditadura, foi brutalmente torturado e assassinado. Em 1973, a viúva de Stuart, Sônia, quem foi morta pelo regime. E três anos depois, a vida de Zuzu foi interrompida pelos militares.
Hildegard celebrou a decisão da justiça: “O grande legado da mamãe é a coragem. Ela nos ensinou a não nos intimidar. A seguir sempre em frente.” ZUZU ANGEL PRESENTE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário