Trump pode se refugiar no Brasil e ‘excretar’ regras para Bolsonaro, diz Reinaldo Azevedo
03/01/2021
“Segundo a jurisprudência do STF, o presidente do Brasil é soberano para conceder o possível pedido do futuro ex-presidente dos EUA, mesmo contra o CONARE”, afirma o jornalista
Reinaldo Azevedo postou em seu Twitter que o ainda presidente dos EUA (somente até o próximo dia 20, ocasião em que Joe Biden tomará posse e assumirá os eventos do salão oval, na extensão oeste da Casa Branca), Donald Trump, poderá pedir refúgio no Brasil quando, por fim, deixar de ser o mandatário de seu país.
De acordo com Azevedo, a jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal) permite que um Presidente do Brasil conceda um eventual pedido deste naipe, mesmo contra o Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) – órgão colegiado, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que delibera sobre as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado.
O jornalista dá o exemplo de Cesari Battisti – italiano que se refugiou no Brasil e que acabou sendo preso em 2007, mas no ano seguinte recorreu ao então Ministro da Justiça, conforme orienta o artigo 29 da Lei 9 474/97, que decidiu conceder status de refugiado político ao ex-terrorista.
“Já pensaram? O agente laranja excretando regras para Bozo. Lindo!”, escreveu Reinaldo Azevedo:
Sobre o agente laranja, Azevedo pode ter se referido à uma mistura de herbicidas usado como desfolhante, que teve utilização pelo exército dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã em aplicação feita por aviões que despejavam o produto sobre as florestas com a intenção de destruir as camuflagens dos soldados inimigos. Assim, Trump teria sido relacionado, pelo jornalista, como um eventual instrutor da sabotagem da preservação de nossas áreas ecológicas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário