Embaixador da China usa palavras de Confúcio em reação a publicação do MS que omite origem do IFA vindo de seu país

22/05/2021  Por REDAÇÃO URBS MAGNA
Embaixador da China usa palavras de Confúcio em reação a publicação do MS que omite origem do IFA vindo de seu país

Feito para amigos, fiel à sua palavra“, afirmou Yang Wanming após o Ministério da Saúde divulgar, sem citar o nome do país de origem, que “insumos do exterior” desembarcaram no Brasil para a produção de 12 milhões de vacinas AstraZeneca/Fiocruz

Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, citou um provérbio do pensador e filósofo chinês, Confúcio, para criticar uma publicação do Ministério da Saúde sobre a chegada de “insumos do exterior”, que na verdade foram enviados pela República Popular, mas foi grafado na mensagem sem fazer alusão ao país.

O Brasil estava sem receber o IFA da China desde o início do mês, quando Bolsonaro voltou a atacar o país. Na ocasião, o presidente afirmou, sobre o coronavírus, que “é um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou se nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu o seu PIB? Não vou dizer para vocês“.

Depois, Bolsonaro disse que não falou a palavra China, mas o único país que teve elevação do PIB em 2020 foi o liderado por Xi Jinping, e onde se teve notícia dos primeiros casos da doença no mundo.

“Confúcio disse, feito para amigos, fiel à sua palavra”, escreveu Wanming em sua postagem no Twitter, ao compartilhar o ‘print’ da mensagem do MS, que diz: “Insumos do exterior para a produção de 12 milhões de vacinas AstraZeneca/Fiocruz desembarcaram neste sábado (22), às 17h54, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, de onde seguem em direção às instalações da Fiocruz, na capital fluminense”.

A China é uma das maiores fornecedoras de insumos para vacinas do Brasil. Apenas no mês de maio, o governo chinês enviou três mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), utilizado na produção da CoronaVac.

Importante lembrar que o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, anunciou na quinta-feira (20), a liberação de novos lotes do IFA. A confirmação do envio dos insumos foi feita durante reunião por videoconferência com o Fórum de Governadores, que reúne autoridades federais e estaduais.

Depois do encerramento da reunião, Wanming publicou uma foto com os governadores Wellington Dias (PT), do Piauí; João Doria (PSDB), de São Paulo; Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão; e Waldez Góes (PDT), do Amapá.