quinta-feira, 12 de maio de 2022

Onda: TeclaNews #01 - Maio 2022

 


Opa, tudo bem?

Aqui é o Satta, ou Paulinho Sattamini, e esse e-mail não é só mais uma newsletter.

Já tem um tempo que venho querendo compartilhar minhas impressões sobre o mundo da música e, dessa ideia, nasceu a ONDA: um espaço para contar o que tem rolado nesse universo – e na Tecla, é claro!

Confere e me conta o que achou? Vai ser um prazer trocar essa ideia com você :)

Não tinha como começar sem falar de streaming. A dominação de mercado por parte dessas plataformas vem com uma estratégia forte de expansão de marca, que aproxima os negócios da era digital às mais diversas formas de se comunicar – e o próprio Spotify é um excelente exemplo dessa tomada dos meios de comunicação. Quer ver?

Spotify no Metaverso

A mais nova deles é a ação dentro do Roblox — se você nunca ouviu falar sobre o game, pergunte para o seu filho… Ou para qualquer criança com menos de 10 anos.

O Spotify é a primeira plataforma de streaming musical a invadir esse universo com a sua própria "ilha", onde os usuários compartilham missões com amigos, criam sons juntos e concorrem a produtos virtuais exclusivos de acordo com a interação no espaço.

E também no offline…

Outro golaço da plataforma foi a associação da música com o esporte. A parceria bilionária com o time do Barcelona deu uma chacoalhada no mundo dos negócios: é a primeira vez que um streaming estampa a camisa de um time desse porte e – se não fosse o bastante – ainda garantiu os naming rights do estádio, o “Spotify Camp Nou”.

Novos formatos

A verdade é que o hábito de consumo mudou e levou todo mundo para o streaming. São milhões de pessoas ouvindo músicas e podcasts por lá diariamente. Por isso mesmo, tem sido cada vez mais frequente a mudança de formato pensado exclusivamente para o streaming. Diante do imediatismo dos usuários, produtores tem pensado em estratégias para deixar as músicas mais curtas e gerar mais engajamento.

Conta mais!

Outro recurso que tem pipocado cada vez mais é a experiência visual proporcionada pelo visualizer, ou o Canvas do Spotify: aquele vídeo em loop de 8 segundos que roda com a música. Segundo a plataforma, o formato aumenta a probabilidade de continuar ouvindo em 5%, de adicionar a playlists em 20% e de compartilhar a faixa em 145%. Quanta mudança!

Sobre os nossos jobs, gostaria de destacar alguns dos projetos mais especiais desse ano <3

Sabe quando você vai a um show e o setlist está impecável? Aquela performance que faz você querer guardar a apresentação para sempre na memória? Com o Setify você pode - e eu juro que não é publi, é só amor :)

A plataforma cria automaticamente uma playlist de qualquer show, evento ou apresentação com a E-X-A-T-A seleção musical que rolou no dia – e você ainda pode salvá-la no seu streaming favorito.

Bom demais!

Você já segue os nossos perfis no SpotifyDeezer e Youtube?

Criamos playlists que transmitem a essência da Tecla através da música. Entre na sua plataforma favorita e confira a seleção em destaque que atualizamos esse mês ;)

Quer ouvir uma seleção com os talentos da nova geração da música nacional? A Nova Brasil é a escolha certa - e nesse mês estrelando com a galera do Bala Desejo na capa ;) Agora, se o que você quer são faixas para trazer uma leveza para a alma, dá ó play na nossa Calmaria. E se o momento pede um boost de concentração, solta a Bossa-Fi e ouve nossa playlist recheada de clássicos da música brasileira em versão lo-fi.

Ouça aqui :)

E, pra fechar esse e-mail, queria dividir uma notícia que me deixa com (ainda mais) cabelos brancos, mas extremamente feliz pelo marco alcançado: a Tecla Music está prestes a completar 15 anos, conectando marcas e pessoas através da música. Vem coisa boa por aí!

Te vejo na próxima?

Paulo Sattamini, Paulinho ou Satta ;)

Nenhum comentário: