terça-feira, 10 de abril de 2018

POLÍTICA - Uma grande iniciativa.


Cartas a Lula, uma ação transformadora
por Danilo Camargo
A ação Central de Cartas Lula Sou Eu foi sensacional. 
Começamos em um lugar entre a Estação de Metro Anhangabaú e entrada para o Terminal Bandeira e o contato não aconteceu porque as pessoas tinham pressa em seguir. Nos mudamos para um lugar uns 20 m dali e a ação aconteceu. Tivemos inclusive o apoio do chapeiro do carro de lanches que nos cedeu uma mesinha e dos ambulantes que também eram Lula.
Escolhemos o horário das 17 h às 19 h para pegarmos o rush. Éramos 10 pessoas e em 1:40 h conseguimos mais de 40 cartas.
É importante dizer que a condução da abordagem e conversa é a delicadeza, gentileza e respeito. A escuta é fundamental para estabelecer um vínculo sincero e afetivo. Abrimos uma fenda de diálogo com as pessoas que tem uma confusão mental : Reconhecem o que o Lula fez pelo Brasil e ao mesmo tempo tem o discurso maléfico que é bombardeado em suas cabeças pela grande mídia, ou seja, as vezes diziam que Lula roubou tão pouco, mas fez tanto, não era justo só ele ser preso.
Através dessa possibilidade de diálogo conseguimos esclarecer um pouco o que está acontecendo com Lula e desfazer algumas mentiras. Ficou claro que este é um trabalho de base e que funciona mais do que uma panfletagem, aliás, poderemos unir uma coisa a outra. Após essa escuta e escrita, poderemos oferecer um material para a pessoa levar para casa.
Não vale a pena discutir e brigar com quem quer mesmo só isso, passamos por essa experiência. É ter inteligência e escapar dessas ciladas.
Após a ação seguimos para uma reunião dos Comitês no Diretório Municipal do PT. Apresentamos nossa concreta proposta de ação que acreditamos será pluralizada através dos Comitês Regionais em bairros. O Diretório fará um link da página do Comitê do Teatro no face com o DAP (Diálogo e Ação Petista). Quem quiser pode postar a carta e foto na nossa página. Podem divulgar o nosso endereço. É uma forma simples de juntar o material.
Essa é a palavra que leva essa a ação para qualquer lugar, simplicidade. A prancheta é um signo bom, o estandarte chama a atenção, o banquinho de pescador ajuda, mas o que vale é papel, envelope e caneca para começar a escutar e escrever.
Esperamos que a nossa experiência de ontem encante e leve mais pessoas às ruas para esse encontro com as cartas para Lula.
Chame uma turma e experimente também. Vai ser lindo ver isso pipocar por ai.

Nenhum comentário: