domingo, 22 de abril de 2018

POLÍTICA - "Querido presidente Lula".


CM8 Internacional 22/04/2018

'Querido presidente Lula'. O ex-presidente encarcerado recebe diariamente milhares de cartas. A empresa pública Correios deposita diariamente milhares de missivas que invariavelmente começam com a fórmula 'Caro Presidente Lula'. O líder petista permanece em uma sala isolada. De sua cela ele já escreveu duas cartas. Estas são declarações à mão e carta a familiares e advogados. (Página 12, Argentina)

 
22/04/2018 08:07
Reprodução/@umacartaparalula

Hoje: as violações dos direitos humanos na Palestina e a volta do antisemitismo no leste europeu; Na América Latina, eleições no Paraguai e no México e violência na Nicarágua; No Brasil, a prisão de Lula e a novidade Joaquim Barbosa estão nos jornais


1. NOTÍCIAS DO MUNDO 

El País, Espanha
Escândalo na Casa Branca. O advogado do esgoto de Trump. O presidente Donald Trump tem motivos para estar preocupado. Seu advogado pessoal, Michael Cohen, esteve no centro de uma investigação federal nas últimas duas semanas, e ninguém sabe ao que isso pode levar. Um membro do círculo íntimo de Trump, uma figura central em sua organização e protetora de seus segredos mais profundos, Cohen se tornou um ponto fraco para o presidente. Se você decidir cooperar com a justiça, Trump pode ter um problema.
Esquerda.net, Portugal
Violência na Palestina causa uma onda de indignação entre defensores de direitos humanos. Esta sexta-feira, dia 20 de abril, os soldados israelitas voltaram a disparar sobre os manifestantes. Morreram mais quatro palestinianos e centenas ficaram feridos. Atriz israelo-americana Natalie Portman recusa-se a receber prémio em Israel.

Libération, França
Gaza: indignação do enviado da ONU após a morte de adolescente.
Público, Portugal
Natalie Portman não vai a Israel receber prémio por causa de Netanyahu
Atriz israelo-americana rejeitou marcar presença na cerimónia do Prémio Genesis, por não querer ser associada ao primeiro-ministro israelita. Evento foi cancelado.
Le Monde, França
Na Polônia, uma libertação do discurso antisemita. Desde a votação, em 1º de fevereiro, da lei que nega qualquer responsabilidade da "nação polonesa" na Shoah, uma onda de discursos de ódio invadiu a mídia e reviveu o sentimento antijudaico da população.
Página 12, Argentina
Candidatos mexicanos não falam sobre morte. A campanha é a mais violenta, mas os presidentes dizem muito pouco sobre a luta contra os narcotraficantes. Um passeio pelas plataformas eleitorais se assemelha a uma jornada através do vazio. Frases grandiloquentes, explosões líricas contra a corrupção e a violência, mas muito pouco sobre as medidas. A campanha foi a mais violenta da história mexicana.
Diário de Notícias, Portugal
Oposição tenta travar favoritismo do filho do ex-secretário de Stroessner. Benítez Ado está 20 pontos à frente de Efraín Alegre nas sondagens. O Partido Colorado que, num golpe interno derrubou a ditadura em 1989, governa desde 1946. A única exceção foi Fernando Lugo, eleito em 2008.
L’Humanité, França
Turquia. Erdogan impaciente por ter plenos poderes. O chefe de Estado turco decidiu avançar as eleições para 24 de junho. A função presidencial é reforçada pela reforma constitucional. 
The Washington Post, EUA
Macron advertido contra o autoritarismo. Na França, ele é visto como um liberal radical.
The Independent, Inglaterra
Robert Fisk visita a clínica da Síria que foi o centro de uma crise global. A busca da verdade nas ruínas de Douma – e uma dúvida de médicos sobre o ataque químico.
Sputnik News, Rússia
Participante da encenação com armas químicas em Douma revela. O menino Mustafa, de 10 anos, mora na cidade síria de Douma em Ghouta Oriental. Mustafa demorou muito para tomar coragem e começar a falar com os jornalistas da Sputnik, já que os radicais do grupo Jaysh al-Islam diziam que as pessoas que moram no território controlado pelo exército sírio odeiam crianças e querem matá-las.

El Espectador, Colômbia
Presidente da Nicarágua busca diálogo após protestos que deixam cerca de 10 mortos. Daniel Ortega enfrenta esta semana os mais fortes protestos em seus 11 anos de governo, desencadeados por um pacote de reformas da seguridade social que a população teme afetará sua economia.
2. NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL 

Página 12, Argentina
"Querido presidente Lula". O ex-presidente encarcerado recebe diariamente milhares de cartas. A empresa pública Correios deposita diariamente milhares de missivas que invariavelmente começam com a fórmula "Caro Presidente Lula". O líder petista permanece em uma sala isolada. De sua cela ele já escreveu duas cartas. Estas são declarações à mão e carta a familiares e advogados, no âmbito de uma sentença de 12 anos para as alegadas irregularidades em torno da aquisição de um triplex.
Diário de Notícias, Portugal
Joaquim Barbosa, o outsider que pode mudar as eleições no Brasil. O ex-empregado de limpeza que chegou a presidente do Supremo atingiu 10% na primeira sondagem. Deve herdar votos de Lula e ao mesmo tempo ser o rosto anticorrupção. Primeiro foi João Doria, o milionário prefeito de São Paulo, depois veio Luciano Huck, o politizado apresentador de TV, seguiram-se o empresário Flávio Rocha, o ativista Guilherme Boulos, o banqueiro João Amoêdo, a pró-LGBT Manuela D'Ávila. Todos quiseram erguer a bandeira da "novidade" numa corrida presidencial marcada pela rejeição dos políticos tradicionais.
The Nation, EUA
Lula pode estar na cadeia, mas o movimento dos sem terra do Brasil não vai deixar a esperança morrer. O acampamento de Curitiba tornou-se marco zero para uma esquerda que vem travando uma batalha difícil desde antes do impeachment de Dilma Rousseff.
Le Monde, França
Em São Paulo, a irrisória arte de rua luta contra a barragem de Belo Monte. Sete anos depois de fazer um mural contra um megaprojeto hidrelétrico, o artista Eduardo Kobra lamenta não ter conseguido mobilizar consciências.
RFI, França
Mercado brasileiro da carne ficará marcado por escândalos sanitários. O anúncio do bloqueio pela União Europeia da importação de carne de 20 frigoríficos brasileiros repercute na imprensa francesa desta sexta-feira (20). Os jornais acompanham com atenção os desdobramentos da Operação Trapaça, que revelou irregularidades nas inspeções sanitárias dos frigoríficos do Brasil.
Público, Portugal
Marina Silva não está vinculada a nenhuma agenda progressista. A entrada de Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, nas eleições brasileiras, pode vir a ter um forte impacto, diz o analista Jean Tible.
Público, Portugal
“O PT vai ter de se reinventar sem Lula”
Politólogo brasileiro explica que a estratégia do PT ao deixar Lula da Silva como candidato mesmo depois de preso é para protegê-lo.
The New York Times, EUA
De porteiro a ministro da Suprema Corte: pode Joaquim Barbosa ser o próximo presidente do Brasil? O primeiro negro ministro do STF e um estranho à política tem despontado como uma figura central na corrida presidencial sem ainda ter se inscrito candidato.
The Washington Post, EUA
Prisão do ex-presidente Lula visto por alguns como uma mudança potencial para o Brasil no combate à corrupção
Democracy Now, EUA
Dilma Rousseff: Prisão de Lula é parte de um golpe que está corroendo as instituições democráticas do Brasil
Sputnik News, Rússia
No Dia do Índio, a festa é agro: entenda a disputa entre indígenas e ruralistas. No aniversário de 75 anos da criação do dia do Índio no Brasil, os povos indígenas seguem sob um processo de resistência. Com o avanço dos acordos de Michel Temer com os ruralistas, a Sputnik Brasil explica o que esperar da situação indígena no país.
3. ARTIGOS

Eric Nepomuceno – Direitos Humanos (Página 12, Argentina)
“Vergonha, vergonha, vergonha!”

Nenhum comentário: