terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

MÍDIA - Ato de censura explícita da Globo.

Globo mostra ao vivo como que se pratica censura

Foi um ato de censura explícita da Globo. E o assunto explodiu nesta terça de carnaval (9) nas redes sociais e nos blogs relacionados à mídia. A maior rede de TV do país sacaneou a Escola de Samba Vila Isabel e só passou parte de seu desfile.

Por Valdir Cruz, no Notícias do Paraná



  
A transmissão do segundo dia do grupo especial começou por volta das 22h45 de segunda-feira (8), quando a escola de Martinho da Vila ainda passava pelo Sambódromo, com o samba enredo homenageando o "esquerdista" Miguel Arraes (seria esta a razão da censura?).

A situação, inusitada, criou embaraços para os narradores Luis Roberto e Fátima Bernardes. Eles não puderam apresentar o final do desfile da Vila Isabel. A situação, esdrúxula, equivale à transmissão da decisão do campeonato brasileiro de futebol somente até os 15 minutos do segundo tempo. Quer dizer: não há lógica alguma. E a situação se tornou vexatória para a emissora carioca porque o áudio da indignação dos apresentadores vazou.

Nos diálogos que vieram a público, Luis Roberto pergunta: “Faltam duas alegorias. Isso não vai ser narrado pra Globo? Pro compacto?” A resposta não é ouvida, mas possivelmente foi “não” já que Fátima observa: “Nossa, se o compacto ficar sem esse final vai ficar muito estranho.” Mais estranho ainda é o ato deliberado de censura à Vila Isabel. Ainda mais que a abertura do desfile da escola passou ao vivo somente pelo portal G1, mas sua apresentação acabou cerca de 20 minutos antes do fim, com ainda dois carros por passar.
Globo luta contra queda da audiência

Por causa da constante queda na audiência, a Globo, já há alguns anos, começa as transmissões do Carnaval com o desfile já em andamento. Para compensar o que não foi mostrado, exibe, depois, ao final, um compacto com a apresentação da primeira escola. Neste ano, quando a emissora amarga índices de audiências ainda menores, decidiu não não mostrar as duas primeiras escolas de cada noite. Mas a repercussão negativa foi tamanha, que a Globo teve que rever a sua decisão.

No blog de Maurício Stycer, especializado em TV, a critica à decisão da Globo termina com um elogio à postura de Fátima Bernardes, pois a crítica que ela fez ao vivo se revelou acertada. Na manhã desta terça-feira, a Globo exibiu um compacto de 45 minutos do desfile da Vila Isabel. E quem assistiu, percebeu que a transmissão foi encerada secamente por Luis Roberto com uma imagem da atriz Aghata Moreira, logo depois da passagem da ala Teatro dos Mamelungos — sem mostrar o final da escola.”Como previu Fátima, ficou estranho”, escreveu Stycer.

Nenhum comentário: