sábado, 23 de abril de 2022

No nosso país, os torturadores permaneceram livres e soltos e, ......elogiados.

 

Pedro F. Arruda
"Vou contar uma história pra vocês:
Em 2014, fiz uma viagem de moto pela América do Sul, e atravessei o Uruguai, a Argentina e o Chile. Mas foi um episódio que aconteceu na Argentina que me marcou profundamente...
Cheguei em Buenos Aires no dia 10 de dezembro, sob uma forte tempestade: a chuva e o vento eram tão fortes, que eu quase caí da moto algumas vezes. O céu daquela tarde estava escuro, e eu não conseguia entender a razão de haver uma multidão de pessoas nas ruas. As ruas do centro da cidade estavam interditadas, e eu não conseguia encontrar o hostel onde eu iria me hospedar.
Sem entender o que estava acontecendo, eu parei na Avenida 9 de Julio (considerada a mais larga do mundo) e fiquei observando a festa que os argentinos faziam. Uma multidão de pessoas, vindas de todas as Províncias da Argentina, havia chegado em caravanas de ônibus. Eles cantavam, batucavam, dançavam, bebiam, se abraçavam e beijavam. E a tempestade caindo em cima daquela multidão de pessoas em clima de festa.
Eu perguntei para um grupo de pessoas o que estava acontecendo. Elas me disseram que estavam comemorando o Dia da Restauração da Democracia (Día de la Restauración de la Democracia). Sim, no dia 10 de dezembro de 1983, acabou oficialmente a ditadura na Argentina, e os militares começaram a pagar pelos crimes que eles praticaram.
Imediatamente, eu pensei: no Brasil, não existe uma data para comemorar o fim da ditadura militar. Pelo contrário: os militares brasileiros, todos os anos, continuam comemorando o dia do golpe militar!
Tenho que confessar: tenho muita inveja dos Argentinos. Eles acabaram com a ditadura, colocaram os criminosos no banco dos réus e muitos deles acabaram pagando pelos seus crimes (alguns morreram na cadeia, como de fato mereciam).
Temos muito o que aprender com os nossos vizinhos. Meu sonho é ver os filhotes da ditadura brasileira pagarem por todos os seus crimes."

Nenhum comentário: