quinta-feira, 5 de maio de 2022

Também achei muito boa a entrevista do Lula.

 

Vania Cruz Silva comentou recentemente.
O QUE LULA DISSE À TIME E O QUE A TIME DIZ SOBRE LULA
■ Lula é destaque hoje na revista Time. Ele deu entrevista à repórter Ciara Nugent, e eis como ela e a publicação descreveram a situação do nosso ex:
- Diz a Time: a Suprema Corte brasileira corrigiu um julgamento manipulado.
- Ela chama Bolsonaro pelo que ele é: um presidente de extrema-direita.
- Segundo a revista, a volta de Lula poderia significar
a) reviver uma economia pujante;
b) salvar uma democracia ameaçada;
c) salvar uma nação devastada pela segunda maior taxa de mortes por covid-19 e DOIS ANOS DE UM DESGOVERNO CAÓTICO NA PANDEMIA.
- A repórter pergunta se Lula estaria se preparando para sua aposentadoria quando teve seus julgamentos anulados, ele responde: "na verdade, eu nunca desisti. Eu tenho uma causa".
- "Quando eu deixei a presidência em 2010, não planejava ser candidato outra vez. (...) Mas todas as políticas que criei para beneficiar os pobres foram desmontadas ou destruídas."
- Lula se compara, veja só, com o jogador de futebol americano Tom Brady. "As pessoas esperam que ele sempre jogue melhor do que na última partida. Elas esperam isso de um próximo governo meu também."
- Sobre a guerra na Ucrânia: "as conversas foram muito poucas. Se você quer paz precisa ter paciência." E então ele ressalta as (ir)responsabilidades de lado a lado no conflito.
- Zelensky não devia estar na TV e nos parlamentos da Europa diuturnamente, mas numa mesa de negociação. E Biden, cujo programa econômico Lula elogia, não devia estar gastando dinheiro com a guerra.
- "Se eu fosse presidente do Brasil e nos convidassem para juntar-nos à Otan, eu diria não "
"Por quê?"
"Porque eu sou um cara que estou sempre pensando na paz, não na guerra."
- O Brasil pode voltar a uma posição de protagonismo ao provar que um mundo melhor é possível, criando uma nova governança global.
- "Você pode falar um pouco da sua noiva?"
"Não, ela pode falar por si mesma."
"Você aprendeu alguma coisa com ela?"
"Perdi minha mulher e pensei, bom, minha vida não faz mais sentido. Então aparece essa pessoa que te faz querer viver de novo. (...) Agora não quero mais raiva. Se puder, só vou falar de amor na campanha."
- "Não é possível ser um bom presidente se você só tem ódio por dentro, se só pensa em vingança. Eu vou construir um novo Brasil."

Nenhum comentário: