Página de fãs
A ÁFRICA E A EXPLORAÇÃO CAPITALISTA
O continente conhecido como berço da humanidade foi protagonista na Antiguidade, período em que reinos e impérios se destacaram por sua opulência e riqueza.
No entanto, com o alvorecer do capitalismo, a partir do século XV, a África começou a ser o alvo preferencial da ganância das metrópoles europeias daquele período.
Assim, os reinos europeus voltaram seus olhos gananciosos para as riquezas do continente africano. Sequestraram e venderam sua gente como mercadoria e fizeram da África o seu quintal particular por meio da exploração colonial.
Já no século XIX, aos primeiros colonizadores se juntaram outras nações ávidas pelas matérias-primas que abundavam nos solos africanos.
Assim, dividiram a África entre si desconsiderando os territórios ancestrais de diferentes povos. Depois da independência destas colônias, ocorreram guerras- civis em profusão por conta dessa histórica arbitrariedade.
Por tudo o que sofreu em seu passado de exploração, a África, de passado exuberante, hoje simboliza a pobreza e a degradação humana.
O Brasil, inclusive, tem uma dívida eterna para com a África e sua gente, escravizada em nossa terra por mais de três séculos.
A África contribuiu de forma decisiva para a construção do Brasil e para a beleza de seu povo. Quanto a mim, me orgulho muito do sangue negro que corre em minhas veias.
Marcio Luis Fernandes (professor de geografia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário