quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

POLÍTICA - "Plano Real", a verdade histórica.

Num aparte importante na confusão de ontem na questão (quase constitucional) do salário mínimo, fixado arbitrariamente até 2015, o ex-presidente Itamar reivindica seu lugar na História.

Helio Fernandes

Eram 17 horas e 15 minutos, a senadora Lucia Vânia (PSDB) discursava, mudou o rumo do discurso e afirmou: “Quando o grande presidente Fernando Henrique Cardoso criou o REAL”, e continuou.

Imediatamente o ex-presidente Itamar Franco (três vezes senador, em 1974, pelo MDB, em 1982, pelo mesmo MDB que ganhou um P na frente, e agora) se levantou, e não podendo praticamente manter a calma, se dirigiu ao presidente da sessão, José Sarney.

“Senhor presidente, peço a V. Excia. que mande retirar dos anais, essa afirmação da senadora por Goiás. O país inteiro sabe que a moeda chamada Real, foi criada no meu governo e não no do meu sucessor”.

Silêncio total. Uma senadora na tribuna, um senador em pé, um outro sentado, presidindo, e todos os outros esperando. Até que Sarney riu amarelo (o normal), mexeu no microfone, aumentou o som e afirmou: “O senador Itamar Franco está totalmente com a razão”.

Como alguns tentaram falar, mas era impossível, Sarney retomou a palavra e repetiu exatamente o que Itamar Franco havia reivindicado: “Todo o Brasil reconhece em V. Excia. o criador da nova moeda. Portanto, não existe nada a modificar, a reivindicação de V. Excia. é irrefutável.” Itamar sentou, a senador Lucia Vânia desceu da tribuna, Sarney deu a palavra a outro senador.

O também ex-presidente Sarney, naquele momento, deve ter lembrado do seu próprio governo, quando existiram várias moedas e o economista Mailson da Nóbrega, deixou o desconhecimento e o ostracismo em que vivia, para se transformar em Ministro da Fazenda, inacreditável e campeão mundial da inflação.

***

PS – Desculpem, o carnaval ainda não chegou, mas os fatos são mais atraentes, fascinantes e não podem ficar sem explicação. Como esse da criação da moeda, que já passou dos 10 anos de existência.

PS2 – Acredito que muitos aqui, gostariam de comentar livremente o fato, por um motivo também acima de dúvida. O ex-presidente FHC já afirmou várias vezes: “Quando meu governo CRIOU O REAL, QUE SALVOU O BRASIL DA INFLAÇÃO, tinha certeza de que daria certo”.

PS3 – Portanto, é um assunto que não poderia esperar o carnaval, já que não se trata de fantasia e sim de realidade. Mas quem foi o criador?

PS4 – Para não dizer que não falei de flores, cito e comento a manchete da Folha, sobre o ditador da Líbia: “Só saio do governo morto”. Puxa, Kadafi apresenta a solução que junta todos os que erraram no passado, HOMENAGEANDO-O, e agora fingem que estão contra ele.

PS5 – Os EUA têm duas posições. Obama: “Peço ao presidente Kadafi que acabe com a violência”. Um pedido nesta altura das coisas?

PS6 – A Secretária de Estado do próprio Obama, Dona Hillary Clinton, diz taxativamente: “Kadafi tem que ser responsabilizado, o mundo não pode assistir tanta violência contra o povo desarmado”.
Fonte: Tribuna da Imprensa online.

Nenhum comentário: