segunda-feira, 1 de agosto de 2011

POLÍTICA - Campo majoritário do PT quer mudar regras de filiação.

O Campo Majoritário do PT, grupo que agrega as três tendências hegemônicas do partido, pretende propor o endurecimento nas regras para filiação à sigla, hoje, após o segundo dia de seminário na capital paulista.

A reportagem é do jornal Folha de S.Paulo, 31-08-2011.

A mudança consta no relatório do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que preside a comissão de revisão do estatuto do partido. A proposta é exigir um número mínimo de participações em reuniões da legenda, além do pagamento anual de uma taxa de contribuição -hoje cobrada de três em três anos.

Ontem, após a primeira reunião, arrefeceu a teoria de que o Campo Majoritário irá defender formalmente uma mudança na regra das prévias para escolha de candidatos do PT.

O tema está na pauta do seminário. A tendência é que o grupo reafirme as prévias como "último instrumento de disputa na sigla", mas não formalize uma proposta que dificulte a consulta.

A pressão é uma tentativa de evitar desgaste pela disputa entre a senadora Marta Suplicy e o ministro Fernando Haddad (Educação) pela candidatura à Prefeitura de SP.

Nenhum comentário: