quinta-feira, 8 de outubro de 2015

POLÍTICA - UTC e a campanha da Dilma.

UTC alegará que dinheiro para campanha de Dilma não saiu de contrato com Petrobras



Jornal GGN - É destaque no Painel da Folha desta quinta-feira (8) que a defesa do empresário Ricardo Pessoa, da UTC, pretende alegar no julgamento da Lava Jato que os valores doados à campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff "vieram de caixa único da empreiteira, e não de contrato específico da Petrobras."
Segundo o periódico, os advogados usarão "grampo da própria Polícia Federal com a troca de mensagens entre Pessoa e Walmir Pinheiro, ex-diretor financeiro da UTC, falando em resgatar R$ 5 milhões das contas da empresa no banco." A ideia é sustentar que "que o resgate se refere à retirada de dinheiro que estava em aplicações financeiras da companhia."
Pessoa disse, em depoimento no âmbito da Lava Jato, que fez doações à campanha petista no ano passado por temer que seus contratos com a Petrobras fossem prejudicados. A fala do executivo foi usada pelo PSDB para pedir uma investigação contra o caixa da campanha de Dilma à reeleição. O empresário chegou a se dirigir à Justiça Eleitoral para prestar depoimentos, mas manteve-se em silêncio para não comprometer o acordo de delação premiada que busca na Lava Jato.
Essa semana, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu abrir inquérito que pode culminar na impugnação do mandato eletivo de Dilma Rousseff e Michel Temer (PMDB) se ficar comprovado que a campanha de Dilma praticou abuso econômico. O PSDB quer que a Justiça Eleitoral desvende se o esquema da Petrobras abasteceu o PT e desiquilibrou o jogo da disputa presidencial, levando o senador Aécio Neves à derrota.

Nenhum comentário: