domingo, 22 de setembro de 2013

SÍRIA - Rússia acusa os EUA de chantagem para possibilitar intervenção na Síria

Moscou, 22 set (EFE).- A Rússia acusou neste domingo os Estados Unidos de chantagearem com o objetivo de obrigar Moscou a apoiar uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas que possibilite uma intervenção militar na Síria.
'Os americanos começaram a nos chantagear: se a Rússia não apoiar a resolução conforme ao Artigo 7 (da Carta da ONU, que admite a possibilidade de intervenção militar), 'pararemos as atividades da OPAQ em Haia'', disse o chanceler russo, Serguei Lavrov, em entrevista ao um canal de televisão do país.
'É um descumprimento absoluto do que acertamos com (o secretário de Estado americano) John Kerry. Primeiro, a conclusão da OPAQ, e depois a resolução do Conselho de Segurança da ONU que apoie essa conclusão, mas sem o Artigo 7', acrescentou.
O chefe da diplomacia da Rússia expressou sua esperança que a decisão da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) seja adotada o mais breve possível 'sem que o Ocidente tente minar o processo'.
'A decisão está próxima de chegar, se, claro, não for imposta a postura arrogante de alguns membros ocidentais que alegam que caso a Síria não seja ameaçada com o Artigo 7, será necessário congelar as atividades da OPAQ', alfinetou. EFE

Nenhum comentário: