QUEM SÃO OS YAZIDIS QUE CORREM RISCO DE GENOCÍDIO COM A CRIAÇÃO DO ESTADO ISLÂMICO NO IRAQUE!
(Le Monde, 13) 1. Os yazidis são uma comunidade curdófona que possui entre 100 mil e 600 mil pessoas no Iraque, segundo estimativas. Eles fazem parte dos povos mais antigos da Mesopotâmia, onde sua crença surgiu há mais de 4.000 anos. Seu principal local de culto é Lalish, no Curdistão iraquiano, mas milhares de yazidis moram na Síria, na Turquia, na Armênia e na Geórgia. Há grandes comunidades na Europa, especialmente na Alemanha, onde vivem 40 mil yazidis.
2. "Os yazidis enriqueceram sua religião com contribuições corânicas e bíblicas para se camuflarem como muçulmanos ou cristãos e não serem notados", afirma Frédéric Pichon, pesquisador e especialista em Oriente Médio na Universidade François Rabelais, de Tours. O yazidismo é uma religião monoteísta que tira parte de suas crenças do zoroastrismo, a religião da Pérsia antiga. Seus cultos e seus rituais são transmitidos oralmente, e é por isso que não se torna yazidi, se nasce yazidi.
3. Os fiéis dessa religião acreditam em um único deus, Xwede, que foi assistido por sete anjos quando criou o mundo, sendo o mais importante Melek Taus, muitas vezes representado por um pavão, símbolo de diversidade, beleza e poder. Assim como para os muçulmanos e os cristãos, o bem e o mal ocupam um lugar importante entre os yazidis. Presentes no coração dos homens, só cabe a eles fazerem a escolha certa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário