sexta-feira, 1 de agosto de 2014

MASSACRE DOS PALESTINOS - Documentário sobre as raízes do conflito.


O conflito entre Israel e Palestina volta a ser assunto internacional devido à ofensiva israelense ocorrida este mês contra civis palestinos. O resultado disso é um massacre de pessoas inocentes, o que tem causado perplexidade e revolta em escala mundial. Diante desse cenário, o documentário "Por trás do ódio: as raízes do conflito” [Detrás del ódio: las raíces del conflicto] se mostra atual e pertinente, pois relembra as origens dessa guerra e aborda as tentativas frustradas de um acordo de paz, entre os ex-líderes israelense, Ariel Sharon, e palestino, Yasser Arafat, à época da produção do documentário.
O conflito, que já ceifou milhares de vidas em ambos os lados, possui origens religiosas, porém as dimensões dessa guerra, agora, vão mais além, existem muitos mais interesses internacionais políticos envolvidos.
O documentário inicia com uma introdução sobre as origens da peregrinação na considerada Terra Santa e fala sobre os motivos das disputas e guerras por esse território, considerado sagrado para as religiões judaicas, muçulmana e cristã. A criação do Estado de Israel, a peregrinação dos judeus, o holocausto e os atentados sofridos por Israel por parte de cinco nações árabes são apresentados e debatidos por lideres políticos por meio de depoimentos.
O filme possui imagens antigas de atentados terroristas na Palestina e em Israel, traz declarações de civis e lideres políticos e aponta os possíveis motivos entre o ódio entre palestinos e judeus.
"Por trás do ódio: as raízes do conflito” é uma produção de 2003, porém torna-se atual, tendo em vista que conflito voltou a chamar atenção mundial em virtude, principalmente, do massacre de civis palestinos promovido pelo exército israelense.
Para assistir o documentário acesse:
http://vk.com/video_ext.php?oid=184032264&id=163325896&hash=a10eec690ed9b2ce&hd=1
Ficha técnica
Título: As raízes de conflito
Ano: 2003
Duração: 46 minutos
Áudio: Espanhol
Fonte: Adital

Nenhum comentário: