sexta-feira, 15 de agosto de 2014

POLÍTICA - O pessimismo que o PIG tenta transmitir.

Em matéria econômica a mídia se esmera e se supera em pessimismo e pauta negativa. Isso não é grave, nem se está dizendo que ela não deva noticiar pesquisas, índices, números e tendências que atestam a crise na área e o efeitos da crise global na economia brasileira. O que agrava a questão é a repetição dia após dia das mesmas manchetes, mesmas chamadas que as acompanham, praticamente os mesmos textos. E não como análises – também perfeito que o façam – mas como notícias mesmo, repetidas. E ai, ficamos, dia após dias, com as mesmas manchetes e os mesmos assuntos – riscos na área de energia, PIB que uma consultoria ou boletim econômico joga cada vez mais para baixo – para este ano, para os próximos 4 ou 5… – inflação. Esta, então, mesmo que em queda e com tendência de redução, noticiam sempre com a torcida, “caiu mas vai voltar a subir”, “não tem jeito, inflação voltará a crescer”…
Por mais absurdo que pareça, conseguem criticar o governo até pela queda da inflação. Reconhecem que ela caiu, que o governo diz que ela tem tendência de queda e está sob controle, mas que só cedeu porque as taxas de juros foram às alturas, o crescimento econômico é raquítico e os  preços administrados estão represados.

É a teoria do tarifaço. Os preços estão sendo reajustados, repassados controladamente, mas insistem numa teoria de que estão represados e que vão estourar, vem tarifaço depois da eleição.
Como vocês podem observar, são avaliações contaminadas pela disputa política e pela posição dos analistas do mercado. Mesmo que o clima tenha piorado – e como não piorar com a campanha diária pró-pessimismo? – e os dois indicadores fundamentais, confiança no governo e baixo crescimento, tenham piorado, a inflação, como sabemos, está em queda livre e o governo tomou todas as medidas para trazê-la ao centro da meta.
Todos os indicadores sociais e econômicos melhoraram no Brasil nos últimos 12 anos de governos do PT e estamos avançando apesar de novos desafios, problemas e gargalos, velhos ou novos, totalmente equacionados ou não, como por exemplo a reforma tributaria. Mas, a mídia não quer saber, esse lado ela não passa a seus leitores, aos brasileiros.
Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário: