quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

"Lava Jato serviu para "combater o PT"

 

MORO CONFESSA QUE LAVA JATO SERVIU PARA “COMBATER O PT”. JURISTAS E POLÍTICOS REAGEM

O ex-juiz Sergio Moro durante ato de filiação ao Podemos, em novembro de 2021
O ex-juiz Sergio Moro durante ato de filiação ao Podemos, em novembro de 2021. Foto: Fotos: Danilo Martins/Podemos

O ex-juiz Sérgio Moro, atualmente pré-candidato do Podemos à presidência da República nas eleições de 2022, cometeu um ato falho durante entrevista a uma rádio nesta quarta-feira (29/12), e confessou que a Operação Lava Jato “combateu” de maneira eficaz o PT. Até então, Moro vinha negando perseguição a partidos políticos pela operação.

A declaração ocorreu quando Moro criticava o governo Bolsonaro pelo desmantelamento do combate à corrupção. Moro, então, disparou. “Tem gente que combateu o PT na história de uma maneira muito mais efetiva, muito mais eficaz. A Lava Jato.”

Em seguida, tentando consertar o erro, o ex-ministro de Bolsonaro disse que a Lava Jato apenas descobriu “os esquemas de corrupção e mostrou o que o PT verdadeiramente é”.

Nas redes sociais, houve reação. O ex-ministro Nelson Barbosa escreveu no Twitter: “Ou seja, em ato falho, Moro confirmou que a Operação Lava Jato foi um projeto político de combate ao PT.”

O jurista Lenio Streck cravou: Escreveu Lenio Streck: “Da série ‘todos já sabiam’: Em Entrevista a uma Rádio, Moro diz que Lava Jato foi eficaz para combater PT. Depois que se deu conta da patética CONFISSÃO, voltou atras. Faltou pedir ‘sinceras escusas’. Bingo! Precisa dizer mais? Puxa-se uma pena e sai um marreco chamuscado.”

O cientista político e historiador Christian Lynch equiparou a conduta da Lava Jato a de corruptos: “Mais escandalosa que a corrupção, para mim, será sempre a parcialidade de juízes e promotores encarregados de combatê-la. Porque a parcialidade, sendo também uma forma de corrupção, elimina a noção de justiça e põe julgadores e criminosos no mesmo nível.”

O ex-deputado do PT, Wadih Damous, defendeu desdobramentos jurídicos para a declaração de Moro: “Embora Moro tenha dificuldades para pensar e se expressar, não há dúvida de que, hoje, ele confessou em entrevista que a Lava Jato foi urdida para criminalizar o PT e suas lideranças. A meu ver, isso torna nulos todos processos que envolvam petistas e não só os do Lula”.

Nenhum comentário: