PT fará em Minas evento igual ao da Casa Rosada para comemorar aniversário do partido

28/12/2021  Por REDAÇÃO URBS MAGNA
PT fará em Minas evento igual ao da Casa Rosada para comemorar aniversário do partido

 O ex-presidente Luiz Inácio LULA da Silva, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e sua vice, Cristina Kirchner, em 10 de dezembro, na Plaza de Mayo, durante ato político em comemoração aos 38 anos de democracia argentina e ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em seu discurso, LULA afirmou que, a partir do ano 2000, com governos socialistas, humanistas e progressistas, a América Latina chegou a “seu melhor momento de democracia” e citou os vários líderes que governaram no período, em que as nações “expulsaram” a Alca, deram protagonismo ao Mercosul e à Celac, “com Cuba, sem os Estados Unidos e o Canadá”. LULA lembrou Néstor e Cristina Kirchner, Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Michelle Bachelet (Chile), o próprio Mujica e o também uruguaio Tabaré Vászquez | Foto: Esteban Collazo


PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO

Em Buenos Aires, LULA ficou tão impressionado com o porte do ato comemorativo da recuperação da democracia que a direção de seu partido resolveu iniciar a organização de uma grande festa

O PT pretende organizar, em Belo Horizonte (MG), um grande evento semelhante ao ocorrido em Buenos Aires, no último dia 10 de dezembro, que contou com a participação de LULA, convidado de honra na comemoração dos 38 anos da recuperação da democracia da Argentina.

O ato aqui no Brasil será uma grande festa em que se comemorará o aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores, no próximo dia 10 de fevereiro.

Na argentina, LULA discursou na Plaza de Mayo, onde se localiza a Casa Rosada, que é, como o Palácio do Planalto aqui no Brasil, a residência oficial do presidente da República do país hermano.

No evento, o ex-presidente discursou ao lado do presidente do país, Alberto Fernández, e dos ex-presidentes Cristina Kirchner, que hoje é a vice-presidente, e Pepe Mujica.

Um dos momentos máximos do evento foi o coro da multidão cantando “vamos voltar, LULA vai voltar” logo após discurso de Cristina Kirchner, que explicou ao ex-presidente: “Veja, companheiro, sempre que cantaram isso acertaram a previsão”.

Veja abaixo e leia mais a seguir:

 Originally tweeted by Jornalistas Livres (@J_LIVRES) on 11/12/2021.

De acordo com a coluna Painel da Folha de S. Paulo, LULA ficou tão empolgado com o modelo que a direção do partido iniciou o planejamento de um comício semelhante em uma praça com alguns oradores no palco, diante de milhares de apoiadores.

O Partido dos Trabalhadores foi fundado em 1980 e se tornou, após quase 42 anos, um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina.

A legenda é a segunda maior do Brasil, atrás apenas do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), e o número de filiados era 1.607.225 em novembro passado.

O PT tem a maior bancada na Câmara dos Deputados hoje e a quinta maior do Senado Federal, junto ao DEM e PP.

Foi o único partido que elegeu uma governadora e, com o PSDB, foi a maior sigla que surgiu na luta pela redemocratização do Brasil, contra a ditadura militar.

Comente