O IRÔNICO DESTINO MEDIA LIFE DO FILME ‘NÃO OLHE PARA CIMA’, POR WILSON FERREIRA
O irônico destino media life do filme ‘Não Olhe para Cima’
por Wilson Ferreira
O diretor e roteirista Adam MacKay é considerado o “profeta da raiva”: seu tema preferido é sobre pessoas que parecem estar anestesiadas ou indiferentes a catástrofes que se aproximam, como nos filmes “A Grande Aposta” e a série “Sucession”. A corrosiva sátira de “Não Olhe para Cima” (2021) retorna ao tema: um grande cometa destruidor de planetas aproximando-se da Terra é descoberto acidentalmente por uma dupla de astrônomos que, desesperados, procuram a presidenta e a mídia para alertar o mundo. Mas tudo que encontram é “media life”: um mundo tautista tão absorvido pela mídias que a realidade exterior evaporou, filtrada por memes, polarizações e lacrações que produziram a pós-verdade e a derrota da verdade científica no mar turbulento de vieses e opiniões. Ironicamente, os protagonistas do filme viraram memes também na não-ficção – as redes sociais veem neles representações de Bolsonaro, Carluxo e demais personagens da nossa tragédia política negacionista. Porém, não foram Trump, Steve Bannon, Bolsonaro e Olavo de Carvalho que criaram a pós-verdade. Foi a cibercultura originada nas tecnologias de convergência, o verdadeiro objeto da crítica de Adam MacKay. Esses personagens da extrema-direita alt-right apenas se aproveitaram desse contexto tecnológico para criarem as fake news.
Para a crítica especializada norte-americana, o diretor, roteirista e produtor Adam MacKey é o “profeta da raiva” – em seus filmes ele sempre parece estar furioso com o estado da nação. Por quê? Porque todos sempre parecem estar anestesiados ou indiferentes a alguma ameaça catastrófica que se aproxima. Todos parecem tão perdidos na exuberância da riqueza, poder, prazer ou nas suas teias de conflitos pessoais que simplesmente ignoram qualquer evento externo às suas bolhas.
Foi assim no filme A Grande Aposta (2015) no qual quatro clarividentes do mercado financeiro resolvem apostar contra a exuberância do mercado imobiliário, a bolha que iria explodir em 2008, sob a descrença generalizada de todos – como investir contra a instituição mais sólida do país?
Também é assim na série Sucession (2018- ): uma família está tão imersa nos conflitos familiares da sucessão do controle de um dos maiores e mais tradicionais conglomerados de comunicação, que simplesmente subestima ou não consegue compreender a ameaça das rápidas transformações tecnológicas que poderão destruir os negócios da família.
Da mesma forma é a corrosiva sátira Não Olhe para Cima (2021): um enorme cometa destruidor de planetas se aproxima em rota de colisão da Terra, mas todos estão tão imersos na cultura de clickbaits, memes, celebridades e polarizações políticas nas mídias sociais que a própria percepção do que seja realidade foi relativizada – e se o cometa for também mais uma dessas iscas para gerar clicks e receitas on-line?
É claro que a resposta coletiva para uma catástrofe astronômica que velozmente se aproxima será a pior possível.
Porém, o mais irônico é que o próprio filme de Adam MacKay pode ser considerado um cometa que veio diretamente de um estúdio cinematográfico em rota de colisão com o planeta mídia, enredado na malha semiótica das redes sociais e mídias de massa.
A crítica norte-americana recebeu Não Olhe para Cima ou com indiferença (um filme insosso ou monótono cujo único ponto alto é ver Leonardo Di Caprio histérico gritando “vamos todos morrer!”), crítica estética (um elenco estelar desperdiçado) ou simplesmente um conjunto de piadas mal-feitas nas quais o diretor não deixaria nenhum bom momento ser desenvolvido até o fim.
Quem sabe, porque as cabeças pensantes liberais dos EUA estejam aliviadas depois de Trump ter sido derrotado pelo democrata Biden e, talvez, achem que o tema de Não Olhe para Cima já não é mais urgente. Está ultrapassado.
Para o público dos EUA, o filme seria uma óbvia crítica ao negacionismo das mudanças climáticas e o cometa uma poderosa metáfora para o apocalipse ambiental que nos espera se não fizermos nada.
E aqui no Brasil, as redes sociais ficaram em polvorosa ao ver no filme o perfeito retrato da realidade política brasileira. Seria possível ver em todos os atores os personagens do drama político brasileiro do negacionismo da pandemia: a presidenta Merryl Streep emulando Bolsonaro; seu filho assessor na Casa Branca como Carluxo; Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence representando a dupla de cientistas Atila Iamarino e Natália Pasternak desesperados tentando alertar a todos através das mídias, e assim por diante.
Ok! Mas parece que Adam Mackay está sendo vítima daquilo que sua raiva pretende denunciar: o fenômeno tautista do “media life”, conceito criado pelo pesquisador Mark Deuze. Para ele, não vivemos mais com as mídias (como era na cultura das celebridades do século XX), mas vivemos nas mídias – nossas relações com as mídias se tornaram onipresentes, universais, quase codificando os nossos genes – Leia DEUZE, Mark, Media Life, Polity Press, 2012.
“Gostemos ou não, todos os aspectos de nossas vidas têm lugar nos meios de comunicação”, afirma Deuze.
O media life seria o cúmulo de um fenômeno que atinge todos os sistemas tecnológicos: o tautismo (tautologia + autismo midiático) – tendência autopoiética dos sistemas fecharem-se em si mesmos, tornando-se autônomos e autossuficientes. O mundo exterior até existiria, mas ele seria filtrado através da descrição que o sistema faz de si mesmo.
A ironia na recepção do público a Não Olhe para Cima está justamente na ilusão de exterioridade: o filme supostamente seria uma “crítica” à nossa realidade política. Não! O que a raiva de Adam MacKay mira é nessa rede semiótica midiática (mídias de massa + sociais) através da qual pensamos que fazemos uma “crítica à realidade”.
O Filme
Essa produção Netflix gira em torno de um cometa que ruma rapidamente em direção da Terra. É um pouco maior do que o meteoro que exterminou os dinossauros e, de acordo com as pessoas que o descobriram pela primeira vez – a estudante de PhD do estado de Michigan, Kate Diabiasky (Jennifer Lawrence) e seu professor, Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) – atingirá o nosso planeta em cerca de seis meses e causará um evento de nível de extinção.
Junto com o Dr. Oglethoper (da agência de Defesa Espacial), a dupla de cientistas tenta alertar o presidente Orlean (Meryl Streep) sobre o iminente “evento de extinção”, apenas para tomarem um longo chá de cadeira. Para depois encontrá-la mais preocupada com as eleições de meio de mandato ao lado do indiferente filho Chefe do Gabinete Jason (Jonah Hill). Para Orlean, a imagem do cometa é muito “feia” para a opinião pública.
Vendo que da presidenta Orlean (uma pitada de Hillary Clinton com colheres cheias de Trump) nada conseguirão, fazem a pior escolha possível: anunciar a verdade para o mundo num telejornal matinal de notícias e entretenimento (infotenimento) dos âncoras Jack e Brie (Tyler Perry e Cate Blanchett) que sempre procuram o viés positivo nas más notícias.
Kate e Dr. Mindy ficam perplexos quando o telejornal transforma iminente extinção da humanidade numa “curiosidade científica”, num quadro do programa que sucede a fofocas da vida de celebridades.
Kate explode de raiva no programa, para ser rotulada como louca e se transformar em meme na Internet. Enquanto Dr. Mindy se torna a parte aceitável da Ciência: se perde no caminho, para ter um caso com Brie, perder sua esposa e filhos e se corromper no mundo dos influenciadores digitais.
Tudo muda para ainda pior quando Orlean vê interesse estratégico político em reconhecer a existência do cometa – um escândalo envolvendo seu partido na disputa eleitoral exige algum acontecimento para desviar a atenção do público. Transforma o lançamento de ônibus espacial para destruir o cometa num evento patriótico – levando um general idiota de extrema-direita que acha que destruirá o cometa apenas com rajadas de metralhadora no espaço.
Até tudo ser cancelado com a entrada de um novo personagem híbrido: o bilionário de uma Big Tech do Vale do Silício chamado Mark Rylance (Peter Isherwell, numa mistura de Steve Jobs com Elon Musk) que vê no cometa a oportunidade fantástica de lucros (US$140 trilhões de ativos na forma de minério de matéria-prima para a indústria eletrônica). Decide minerar o objeto celeste com robôs, antes de destruí-lo.
O problema é que o tempo é exíguo, enquanto acompanhamos nas redes sociais um fenômeno ainda pior que das fake news: a pós-verdade. A transformação da dupla de cientistas Dr. Mindy e Kate em memes-celebridades e a polarização política nas redes transformando qualquer fato científico em opinião ou viés.
No pouco tempo que falta para a humanidade fazer alguma coisa a respeito, as pessoas ficam grudadas em seus celulares não levando nada a sério. Pesquisas sobre a porcentagem das pessoas que acreditam ou não na existência do cometa viram discussões intermináveis nas mídias, minando a verdade científica e, o que é pior, a própria metodologia científica através da qual se constrói a verdade.
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