Baixa participação nas eleições
Quase um em cada três cariocas não votou em nenhum candidato para prefeito neste primeiro turno. As abstenções e os votos nulos e brancos somaram 30,66%. Há dois anos, este índice ficou na casa dos 25%.
Isto significa dizer que no primeiro turno para prefeito do Rio de 2008 nada menos que 1.299.518 eleitores não votaram em nenhum candidato, num universo de 4.579.365 pessoas aptas a votar. Na votação para vereador houve ainda menos participação: 1.407.486 eleitores não votaram em nenhum candidato (33,53%).
Claro que nesse total estão incluídos os que não puderam votar por estar fora do domicílio eleitoral, mas também figuram os que resolveram votar em branco, os que decidiram anular e os que acharam melhor nem sair de casa e pagar a multa depois.
Seja como for, e a julgar pelos muitos “político é tudo ladrão” que tenho ouvido pelas ruas do Rio, os estudiosos deveriam ficar alertas para esses elevados índices de “não-voto”. Até porque esse aspecto não chamou a atenção das corporações de mídia.
E olha que o slogan do TSE era “Vota Brasil”...
Se, de um lado, o sistema representativo se revela insatisfatório para grande parte do eleitorado, por outro a direita sai ganhando. Porque é no rebaixamento da política que ela se fortalece.
Fonte: Blog Fazendo Média.
Nenhum comentário:
Postar um comentário