sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CINEMA - Filme traz bancos como vilões

Filme que traz bancos como vilões do mundo abre Festival de Berlim

Da EFE

Os bancos não só são corruptos, mas também financiam o terrorismo, os atentados, o tráfico de armas e todos os males do mundo, conforme defende o filme "Trama internacional", que abriu nesta quinta-feira (5) o Festival Internacional de Cinema de Berlim. A primeira grande presença no tapete vermelho do evento foi o ator britânico Clive Owen, que chegou acompanhado do diretor.

"É um filme feito muito antes de alguém imaginar a crise financeira que nos afetou, e no qual os bancos já são a personificação do diabo, até um ponto paranoico", explicou o diretor do longa-metragem, o alemão Tom Tykwer.

"Meu tema não é a crise, mas um sistema demoníaco sobre o qual se ergue todo um modelo social", acrescentou o cineasta, acompanhado em Berlim por Owen, que interpreta o agente Salinger, e por Armin Mueller-Stahl, um ex-oficial da Stasi que presta assessoria a esses bancos.

"Não me vejo como um especialista em sobrevivência a tiroteios dramáticos", disse Owen, embora seja exatamente isso o que faz nos 118 minutos da produção.

"Escolho meus papéis pelo diretor, e esta foi a vez de Tykwer", acrescentou, após rir das reiteradas comparações sobre a semelhança física entre ambos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é à toa que Lenin dizia que "os bancos são os crimes perfeitos".
Parabéns pelo seu blog que aborda um aspecto fundamental da luta política que é o da guerra midiática.
Maria Lucia