terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

DICAS NATURAIS

DICAS PARA A COZINHA

Sorvete de limão

Misturamos a água de um coco verde com o suco de um limão e cinco a sete gotas de stevia líquida. Colocamos em formas de gelo no congelador e servimos com morangos frescos.
(Kitchen Kelly's Korner, Hippocrates, vol. 22: 5)

Queijo ralado

È difícil ralar queijo quando está mole e gruda no ralador. Podemos congelar o queijo antes de ralar para facilitar a tarefa. (M. Geiser, Zürich)

Tábuas de madeira

Alegando que oferecem menos riscos de contaminação, a propaganda promove tábuas de plástico para cortar os alimentos na cozinha como sendo melhores do que as tábuas de madeira. Entretanto, pesquisas mostraram que este conceito está completamente errado e que as tábuas de madeira são mais seguras. Para a maioria das coisas na vida, o natural é melhor.


DICAS PARA LIMPEZA

Nem todo papel é reciclável no container colocamos:

jornais e revistas;
prospectos;
papéis de carta, impressora e copiadora
Envelopes (exceto envelopes com janela de plástico);
listas telefônicas, guias postais etc.

Não devemos colocar no container:

papéis de uso caseiro, como guardanapos, lenços,
papel higiênico etc.;

toalhas de mesa de papel;
papel celofane usado no buquê de flores;
papel de embrulho com camada de outro material;
sacolas de papel plastificadas.
(Swiss Team für Altpapier-Recycling)

Sem química

Não precisamos limpar o tapete sujo com produtos químicos. Em vez disso, podemos distribuir batatas cruas raladas sobre o tapete, deixar secar e depois aspirar.
(S.Steinberg, Bockenem)

Sabonete para o espelho

Durante o banho muitas vezes o espelho do banheiro fica embaçado. Isso é possível evitar: esfregamos sabonete no espelho e polimos com papel higiênico. Desta forma o espelho não fica embaçado. (mdb, Ktipp, 2003)

Protegendo a cor

Botões coloridos de madeira nas peças de roupa não perdem sua cor durante a lavagem quando cobrimos com esmalte de unhas incolor.
(A. Kolb, Nidderau)

Aquecer para soltar

As etiquetas coladas sobre caixas de papelão aquecemos rapidamente com um secador de cabelo. Assim, elas se soltam sem problemas e a caixa não fica danificada. (B. Klaus, Zollikofen)

Limpando prata

Uma solução simples para limpar prata é combinar aproximadamente um litro de água em temperatura ambiente com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela. Adicionamos um pedacinho de papel alumínio e imergimos a prata nesta solução. A prata vai brilhar de novo.
(Megan Tady, Yes!, Outono, 2003)

Pasta de dente
para limpar a prata

Talheres e jóias de prata estão sempre escurecendo. Podemos clareá-los facilmente com uma pasta de dente. Esfregamos a prata com a pasta até brilhar. Depois lavamos em água quente e enxugamos. (S.Fleury, Mattstetten)

Removendo as manchas

Ao pintar, sempre espirra um pouco de tinta sobre as mãos. Às vezes fica difícil remover essas manchas. Por isso, sempre passe um pouco de vaselina nas mãos antes de pintar. Depois você consegue limpar as mãos muito mais depressa. (mdb / Ktipp)

Sal no castiçal

Quem deixa a vela queimar até o fim, conhece o problema: fica acumulado dentro do suporte o resíduo da vela que é difícil de ser retirado. Podemos colocar um pouco de sal dentro do castiçal para evitar que a cera fique grudada — e o castiçal não é arranhado. (F. Hilfiker, Lenzburg)

Suco de limão em vez de leite

Para eliminar manchas de frutas nos tecidos é melhor usar suco de limão no lugar de leite quente. Pingamos algumas gotas de limão sobre a mancha recente e deixamos o suco penetrar. Depois lavamos a roupa normalmente. No tecido branco as manchas nem sempre desaparecem por completo. (K-Tipp)

Também podemos esticar o tecido com um elástico sobre uma xícara e depois despejamos água fervente sobre o tecido. A mancha desaparece imediatamente, mas é preciso verificar antes se a água quente não prejudica o tecido.
(H. Hirsch, Winterthur)

Manteiga nos pés

Manchas de piche que grudaram nos pés durante o banho de mar ou na praia podem ser removidas facilmente da seguinte forma: esfregamos manteiga ou azeite sobre as manchas, esperamos alguns minutos e lavamos os pés. Se ainda ficaram resíduos, repetimos a aplicação.

DICAS PARA A SAÚDE



Pequenos reparos

O saca-rolhas e as buchas

É difícil tirar buchas antigas da parede com a mão ou com um alicate. Por isso, você pode girar a ponta de um saca-rolhas dentro da bucha. Agora você puxa e retira a bucha sem dificuldade.

Umidade no armário

Para combater a umidade no armário podemos usar um pedaço de carvão vegetal. Colocamos o pedaço em uma tigelinha de vidro no armário. O carvão atrai a umidade. (F. Greinert, Wuppertal)

Palito de fósforo

Quando o buraco do parafuso na madeira está gasto, colocamos um palito de fósforo embebido em cola. Deixamos a cola secar e depois, apertamos o parafuso, que volta a ficar firme. (D.Cavelti, Landquart)

Sabão no zíper

Às vezes, é muito difícil abrir e fechar um zíper. Podemos esfregar sabão, uma ponta de lápis ou uma vela sobre os dentes do zíper. O sabão, o grafite e a parafina são excelentes lubrificantes.

Elásticos no cabide

Vestidos de alças facilmente escorregam do cabide. Podemos evitar isso. Enrolamos um elástico — como aqueles usados no escritório — em cada extremidade do cabide ou então colamos nas extremidades do cabide um pedacinho de espuma.

Fio dental para botões

Constantemente perdemos botões porque o fio partiu. Para roupa branca existe uma solução: não costuramos o botão com linha comum, mas com fio dental fino.

Areia na tinta

Escadas cimentadas e pintadas podem ser muito escorregadias.
Misture, antes da pintura, a tinta com um pouquinho de areia.
Assim, a superfície se torna mais áspera e ninguém vai escorregar. (M.Geiser, Zürich)

PARA O DIA-A-DIA



Laranjas perfumadas

Espetamos cravos cobrindo toda a casca da laranja. Dependurando essa laranja, podemos sentir o perfume gostoso que exala. (Kathrin Rüegg)

As numerosas utilidades do vinagre orgânico

Usamos o vinagre como tempero em saladas e alimentos crus, bem como para conservar verduras. O vinagre ajuda a digestão e torna os alimentos mais saudáveis. Todos os tipos de vinagre matam germes e bactérias. Por esse motivo, devemos temperar a salada com vinagre e azeite em vez de maionese.
Entretanto, o vinagre é muito mais do que um ingrediente na cozinha. Ele tem poder curativo e serve até de cosmético.

O vinagre ativa a circulação do sangue, alisa a pele e mantém a sua proteção ácida.


Em caso de picadas de insetos, passamos um pouco de vinagre (não diluído) no local. Isso desinfeta, tira a dor e o inchaço.


Enxaguando o cabelo com vinagre de frutas, devolvemos o brilho ao cabelo.
(Ilse Auerswald — Natur und Heilen, julho de 2004)

Duas fórmulas para que as formigas passem longe de sua casa

A. Contra as formigas caseiras, polvilhamos bicarbonato de sódio. (Fonte: Nora Alemán)

B. Utilizamos com êxito o seguinte truque para espantar as formigas:

seguimos o rastro ou a fileira até detectar o lugar mais próximo da sua entrada;
delimitamos a passagem das formigas com um dente de alho (como se esfregássemos no pão).
Não precisamos de uma quantidade muito grande;
em sucessivas vezes, delimitamos cada vez mais o perímetro até localizar a entrada do formigueiro e fechá-la com algum material;
também podemos utilizar cravo ou talco para interromper o rastro.(Bienvenido Prados. La Garrotxa, Girona)

Canela contra mosquitos

Para afugentar os mosquitos no lar, aconselhamos espalhar, ao redor da casa — salas, dormitórios, cozinha etc. —, saquinhos pequenos cheios de canela. Não falha!
(Carmen Soto. El Puerto de Sta. Maria)

Limão com cravo-da-índia

Proteção eficaz e cheirosa contra mosquitos.
Este método caseiro é tão eficaz como a espiral, sem produzir a fumaça desagradável.
É muito mais eficaz do que os protetores elétricos e as velas.
Existem diversos produtos domésticos (aerosol, spray, espiral para mosquitos e pastilhas para aparelhos elétricos) que põem em risco a saúde. Verifique a inscrição na embalagem que diz:
"Não deve ser inalado, ingerido ou absorvido pela pele".
Se o produto fica no ambiente a noite toda, como evitar sua inalação?

Nenhum comentário: