segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A FACE PERVERSA E OCULTA DO RIO

Mario Augusto Jakobskind


Por falar em Rio de Janeiro, a cidade atravessa uma fase problemática em termos políticos. Dia destes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu um grande equívoco ao afirmar que Sérgio Cabral é “o primeiro governador a ter a cara do Rio”. E para complementar, referindo-se a Eduardo Paes disse que “a única razão para ser prefeito, governador ou presidente é governar para os mais pobres”.

Trata-se de mais um equívoco, que atinge inclusive a inteligência dos eleitores. Cabral e Paes têm feito de tudo, menos governar para os pobres. Lula já conhecia Paes quando este militou no PSDB e não poupava o presidente, chegando a sugerir o seu afastamento na época do mensalão. Agora morre de amores por ele.

Cabral tem adotado a prática de privatizar em praticamente todas as áreas. Na educação, por exemplo, estabeleceu a norma de produtividade e se dobra às injunções do setor empresarial, que entende a escola não como um centro de excelência para formar cidadãos, mas tão somente um manancial de mão de obra barata. A Saúde está sendo privatizada. Os funcionários públicos do Estado estão sendo tratados de forma desrespeitosa e também vendo o seu poder aquisitivo em queda.

Cabral e Paes, para não falar do ex-alcaide blogueiro César Maia, ainda devem uma satisfação à opinião púbica sobre as contas das obras dos Jogos Panamericanos. A hora que elas forem devidamente dissecadas, Cabral e o seu ex-secretário de Esportes, hoje prefeito, Eduardo Paes, terão problemas a enfrentar, pois a parte da conta do Estado não bate. Os dois políticos contam com o silêncio e o esquecimento da mídia para se livrarem do abacaxi.

Eduardo Paes vai enganando com o seu “choque de ordem” (ou seria ordem de choque?), que atinge prioritariamente as camadas pobres da população carioca.

O noticiário regional da TV Globo tem dado muito destaque a uma ocupação no bairro carioca de Santa Cruz, o que automaticamente deve deixar todos com a pulga atrás da orelha, porque, como se sabe, a referida emissora não prega prego sem estopa. Quase diariamente, no esquema de pautar o “choque de ordem”, a TV Globo tem noticiado à sua maneira a ocupação, que é chamada de “invasão” pelos editores, na comunidade Serra do Sol, na avenida Brasil, mais precisamente em um trecho de um bairro na zona Oeste do Rio.

Lá estão, há oito meses, 350 famílias que o Secretário de Habitação, Jorge Bittar, do PT (quem diria?), só reconhece 250. Além de dar um chá de cadeira nos representantes da comunidade que queriam dialogar com ele, Bittar ameaçou retirá-los do local que ocupam “pacientemente, mas com firmeza”. Os ocupantes garantem que vão resistir.

Na tentativa de diálogo, Bittar avisou através de sua assessoria que não receberia 12 representantes do grupo, inclusive dois deles do Movimento dos Trabalhadores sem Teto e que foram escolhidos para representar os ocupantes. Só foram aceitos para o encontro “os da área” e mesmo assim apenas cinco deles. Ou seja, Bittar recusou-se ao diálogo com representantes do movimento social, os dois do Movimento dos Trabalhadores sem Teto, numa demonstração de falta de sensibilidade social. Ele já havia demonstrado essa faceta ao circular pela área ocupada apenas de helicóptero, recusando-se a encontrar pessoalmente os moradores, segundo os ocupantes.

O secretário promete agora pagar um “aluguel social” de 200 reais até que seja cumprida a promessa da oferta de casas em outras áreas para 250 famílias ou lá mesmo em melhores condições do que agora. Mas o pessoal acha que Bittar está enrolando. No encontro, os representantes da comunidade disseram que aluguel de 200 reais serviria só para morar em favela. Aí o petista Bittar, que dá entrevistas na Globo prometendo mundos e fundos às famílias que sua secretaria cadastrou, ainda respondeu: “mas vocês são o que?”.

O local da ocupação, cerca de dois mil metros quadrados, fica ao lado da ValeSul. Mais adiante se encontram abandonadas 250 casas de alvenaria da Vale do Rio Doce, que para maquear se intitula agora apenas Vale. Se houvesse vontade política, a própria Prefeitura poderia tentar que as famílias fossem transferidas para as casas de alvenaria desocupadas, que originalmente estavam destinadas aos trabalhadores da empresa.

Que Lula tente armar o seu arraial político para 2010, é um direito que o assiste, da mesma forma que outros representantes políticos eleitos pelo povo. Só que ao discursar enaltecendo figuras como Cabral e Paes, que na prática fazem exatamente o que ele condena em outros partidos, o presidente cai em tremenda contradição e, vale sempre repetir, demonstra que a sua assessoria anda filtrando notícias sobre o Rio de Janeiro, o mesmo procedimento adotado pelas Organizações Globo, que recebe polpudas verbas de publicidade do Estado e Município do Rio de Janeiro.

Ah, sim: será que Lula está sabendo do comportamento do “companheiro” Bittar?

Fonte:Direto da Redação.

Um comentário:

Anônimo disse...

.
.
A culpa é do Carioca!
.
.
É ele que incentiva o tráfico. Onde já se viu um tráfico tão rico como o do Rio?
.
Pra cada traficante deve ter pelo menos uns cem viciados.
.
Onde já se viu, pode usar mas não pode vender?, hipocrisia pura!
.
A bola da vez agora é o Fábio Assunção, viciado escroto, incentivador do tráfico.
.
A Globo não faz nem mais campanha contra as drogas, porque não quer se queimar, vai que amanhã um artista dela que fez parte em alguma campanha aparece nas manchetes como usuário, aí vai ficar com o filme queimado.
.
O Carioca precisa tomar vergonha na cara e se virar, a mamata acabou, agora a grana está em Brasília.
.
Eleger Brizola que tinha uma proposta de colocar toda essa molecada que está no tráfico o dia inteiro na escola.
.
....o Carioca quis?
.
Claro que não, disseram na época: Tá louco!
.
Piscina olímpica prá pobre!?? dinheiro jogado fora!
.
Prá quê CIEP??, só faz CIEP onde todo mundo pode ver!
.
Agora a molecada está aí!!
.
Não reclamem, foi assim que o Carioca quis.
.
E hoje Brizola e Darci Ribeiro, que era seu vice na época, são considerados grandes exemplos. Vejam como são as coisas!
.
Depois o Carioca elegeu Moreira Franco, o Carioca malandro como é se encantou com a musiquinha: " O nome dele é Moreira, o nome dele é Moreira, o nome dele é Moreira, .
.
Moreira, Moreira, o nome dele é Moreira". Achou o sambinha maneiro votou nele e... dançou.
.
Depois totalmente perdido e desorientado, sem saber o que fazer da vida o Carioca elege Brizola de novo.
.
E Brizola dessa vez faz o que o Carioca quiz: Libera geral, a polícia deixa o tráfico rolar solto, não é à toa que nessa época a cocaína ganhou o apelido de brizola, grande homenagem do Carioca a seu Governador.
.
Depois elegeu Nilo Batista. Quem era? Fez o quê? Ainda tá vivo?.
.
Depois elegeu quem?... Tchan, tchan, tchan.
.
MARCELO ALENCAR!!! Cachaceiro assumido cujo maior feito foi colocar o filho no tribunal de contas, onde além de aprovar toda a safadeza do pai, ainda saiu com vários milhões.
.
Mas depois veio o carnaval e o Carioca esqueceu de tudo.
.
Depois veio o Garotinho.
.
Aí o Carioca pensou: "achamos o cara!"
.
Restaurante, cinema, farmácia... tudo por um Real! O que mais eu quero da vida?, vou votar nele!
.
Sem falar no cheque cidadão, cem Reais? Assim no mole? É só virar evangélico? maravilha!!
.
Pergunta quantos que votaram nele por esses motivos desfrutaram desses benefícios?.
.
Mas o Garotinho, que de inocente só tem o apelido, se aproveitou do cargo, foi dar uma de macaco aranha e resolveu pular para outro galho, mas aí ele estava meio gordo... o galho quebrou e se arrebentou.
.
Depois resolveu fazer uma greve de fome prá ver se dessa vez o galho aguentava, mas aí podaram a árvore.
.
Mas antes de sair, ele deixou Bené, que teve a grande idéia de colocar um dirigível vigiando a bandidagem lá de cima, como se um dirigível fosse dar conta de tanto bandido!
.
Depois o Carioca colocou Rosinha.
.
O Carioca estava se sentindo carente, precisava de uma mãezinha, e Rosinha com aquela filharada fazia bem o papel.
.
Agora colocou o Sérgio cabral, é outro esquecível, se deixar alguma lembrança pode ter certeza que não será algo agradável.
.
Veja bem só falei dos governadores, deixo os prefeitos deputados e vereadores para quem quiser falar.
.
Mas nenhum desses $#@& estiveram ou estão lá contra a vontade do povo, foram votados pelos próprios Cariocas, moradores do estado!.
.
E o Carioca que se sentir ofendido, que dê o primeiro tiro!.
.
É isso aí, Cidade que tem Marcelo D2, que ficou famoso enaltecendo a maconha,
.
e Eurico Miranda (Vascaíno não tem mais time, o time é do Eurico).
.
Enquanto isso o carioca vai se sentindo acuado, vendo as favelas da cidade crescendo como uma ameba gigante, que em pouco tempo vai envolver o último reduto: A Zona Sul.
.
A Globo já mudou de tática, antes só mostrava a Zona Sul nas novelas, mas como estava ficando chato, sempre o mesmo lugar, não dá prá mostar mais nada, aonde aponta a câmera tem favela, resolveu mostrar para o mundo o que a Cidade do Rio de Janeiro é.
.
E toma seriado sobre as favelas e novela gravada nas favelas fictícias!
.
Tambem pq a morte de Tim Lopes, o repórter inxirido, que morreu tostadinho, foi um divisor de águas na Globo.
.
Foi um belo aviso para a Globo e para todos os repórteres inxiridos - quer fuçar aonde não deve?? Então aguenta!!!
.
Depois dele NUNCA mais houve matérias "inxiridas" feitas pela Globo, e por nenhuma outra TV!!
.
A partir daí a Globo (com medo) resolveu ficar amiguinha da favela - achou atores (mt bons diga-se de passagem), e descobriu mts outras coisas ótimas pq não são todos os favelados que são bandidos, como a Globo mostrava antes, e a sociedade escrôta, safada e discriminatória aceitava, e aceita até hoje!
.
Essa gentinha da zona sul aceita da boca prá fora, mas na hora de dar um emprego para um negro há a discriminação!
.
Na hora da filhinha namorar um negro e/ou favelado o papito e a momyta escrôta querem um alemão de olhinho azul!!!
.
O Carioca tem a fama de malandro porque é.
.
Numa segunda-feira de verão a praia está lotada...e não adianta dizer que são apenas estudantes!!!!
.
Gentinha metida a besta que não tem bosta no cú prá cagar......poucos tem realmente dinheiro no Rio, em comparação com São Paulo!
.
E só não tem pq essa gentinha só quer saber de praia, futebol, chopinho e sambinha!!
.
Está aí dois lindos vídeos sobre como este maravilhoso país é visto lá fora!!
.
FAVELA WARS - http://br.youtube.com/watch?v=BqO3qCgyFJ0
.
BRAZIL SLUMS - http://br.youtube.com/watch?v=A1KzdWuY0kc
.
.