quarta-feira, 12 de outubro de 2011

OCCUPY WALL STREET - Manifestantes visitam milionários das finanças.

Movimento “Ocupar Wall Street” promove “Tour dos bilionários”


O bilionário conservador David Koch, o CEO da JP Morgan Chase, Jamie Dimon, o CEO da News Corp., Rupert Murdoch, o consultor financeiro Howard Milstein e o gestor de ‘hedge funds' John Paulson receberam, esta terça-feira, a visita de activistas do movimento “Ocupar Wall Street”.


Cerca de cinco centenas de activistas do movimento “Ocupar Wall Street” marcharam esta terça-feira rumo ao luxuoso bairro de East Upper Side, em Manhattan, onde visitaram as mansões de cinco bilionários em protesto contra o fim da taxa de 2% aplicada sobre as fortunas superiores a 500 mil dólares, cobrada pelo estado de Nova Iorque, que será extinta no final deste ano.

Entoando frases como "Os banqueiros foram resgatados, nós fomos vendidos", e "Ei, bilionários, paguem a sua parte", os activistas exibiram cheques gigantes para simbolizar o dinheiro que os mais ricos vão poupar com o fim desta taxa.

Doug Forand, porta-voz do movimento “Ocupar Wall Street”, considera que o fim da taxa de 2% "é um erro fiscal, económico e moral".

Esta quarta-feira, o Sindicato Internacional dos Empregados nos Serviços promoverá uma marcha no bairro financeiro de Nova York e, na quinta-feira, universitários de pelo menos 56 campus universitários dos EUA planeiam manifestações de apoio ao movimento.

Várias celebridades, entre as quais o rapper Kanye West, a atriz Susan Sarandon, o cineasta Michael Moore, o produtor Russell Simmons, o actor Tim Robbins e o activista Al Sharpton já se juntaram aos protestos.

Nenhum comentário: