sexta-feira, 28 de outubro de 2011

POLÍTICA - A pizza assada pelos tucanos na venda de emendas.

Aconteceu o esperado e chegaram ao resultado pelo qual trabalhavam desde a 1ª hora: a bancada situacionista e o governo tucano de Geraldo Alckmin decidiram encerrar as investigações do Conselho de Ética da Assembléia Legislativa paulista sobre o esquema de venda de emendas na Casa. A prática, segundo o denunciante do balcão de negócios, deputado Roque Barbiere (PTB, da base aliada de Alckmin) é seguida por pelo menos 30% dos 94 deputados estaduais paulistas.

A sessão do Conselho de Ética que encerrou as investigações decidiu, também, que tudo o que tiver sido apurado até agora - se é que algo foi apurado - será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE-SP), que também instaurou apurações que caminham a passo de tartaruga.

O Palácio dos Bandeirantes e sua bancada na Assembléia encerraram as investigações por medo do depoimento da 1ª testemunha do balcão de negócios, Teresinha Barbosa, dirigente de uma ONG na capital, e para evitar que fosse convocado a depor o deputado Bruno Covas (PSDB). Covas é o pré-candidato preferido do governador Alckmin à prefeitura paulistana na eleição do ano que vem. Ele disse ter recebido proposta de propina, recusado, orientado o ofertante a doar o dinheiro a uma santa casa, mas não tomou outras providências.

Mídia e manifestantes das ruas não protestam contra

O encerramento prematuro e a jato dos trabalhos de apuração da Comissão de Ética ocorre sem que a mídia e os que lutam nas ruas contra a corrupção - os das "marchas contra a corrupção" realizadas há alguns dias - se manifestem, protestem ou digam o que pensam a respeito. Silêncio total de parte dos manifestantes e de seus principais porta-vozes, os jornalões, a mídia em geral.

Os tucanos abafaram as investigações. Não querem CPI e, agora, todos aguardam o MPE-SP. Ou fingem aguardar. O PT, por sua bancada na Assembleia, foi o único partido que não compactuou com essa encenação tucana. Ainda ontem promoveu um ato público (na própria Assembléia) - "Pela CPI das emendas já!" - e continua cobrando a instalação dessa comissão.

Difícil que a consigamos, uma vez que os governos tucanos já enterraram mais de 60 pedidos de CPI nos últimos 20 anos em que governam o Estado. Esse caso da venda de emendas é emblemático porque desmascara o tucanato que, atingido, faz tudo ao contrário do que prega para Brasília.

Lá, posam de vestais, de catões, e são os arautos da probidade - desde que contra o governo federal. Nada diferente se pode dizer da mídia, que faz de conta que não está acontecendo nada grave em São Paulo. Como se esse emblemático caso das emendas fosse um problema menor, a ser mantido em banho maria até desaparecer.

Fonte: Blog do Zé Dirceu.

Nenhum comentário: