sexta-feira, 28 de outubro de 2011

POLÍTICA - Pré-candidatos do PSDB pressionam por prévias.

Pré-candidatos do PSDB em SP pressionam por prévias em dezembro

Governador Geraldo Alckmin quer adiar as prévias do PSDB para 2012


Marina Dias


Os ânimos na cúpula do PSDB em São Paulo estão cada vez mais exaltados. Os quatro pré-candidatos tucanos à Prefeitura da capital paulista exigem uma definição do Diretório Municipal do partido quanto à data das prévias para escolher o nome para 2012. "Demos um prazo para o presidente do PSDB em São Paulo, Julio Semeghini, que se esgota no final desta semana. Ele já foi comunicado de que queremos a lista de filiados que poderão votar nas prévias e a data definida para dezembro, de preferência", afirma Ricardo Tripoli, deputado federal e um dos pré-candidatos.

Após a pressão dos pré-candidatos, Semeghini marcou uma reunião para as 19 horas desta quinta-feira, no Diretório Estadual do PSDB em São Paulo, com a participação dos quatro pré-candidatos. A expectativa deles é a de que seja marcada a data para as prévias, além da entrega da lista com os filiados que poderão votar.

Além de Tripoli, os secretários de Estado Andrea Matarazzo (Cultura), Bruno Covas (Meio Ambiente) e José Aníbal (Energia) disputam a vaga de candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. Em reunião na noite do último domingo (23), na casa de Tripoli, os quatro tucanos discutiram possibilidades para pressionar a direção municipal a realizar as prévias ainda este ano, e não adiar a decisão para 2012, como deseja o governador Geraldo Alckmin.

Entre eles, apenas Bruno Covas não se posicionou completamente a favor das prévias em dezembro. Covas é o nome favorito do Palácio dos Bandeirantes e deve seguir a preferência de Alckmin pelas prévias no ano que vem.

"Nossa relação com presidente municipal do PSDB está muito difícil. Há quatro meses, nós esperamos a lista de filiados para a votação nas prévias e alguma definição de datas", desabafou Ricardo Tripoli em entrevista a Terra Magazine. "Ninguém está contra as prévias. Julio segurou o processo e nós não entendemos o porquê", completou.

A avaliação dos pré-candidatos é a de que dois dos principais adversários do PSDB - PT e PMDB - já têm candidatos praticamente definidos. O PT deve disputar a Prefeitura de São Paulo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, nome favorito do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, enquanto o PMDB deve sair com o deputado federal Gabriel Chalita.

Aliança com PSD

Outra pedra no sapato dos pré-candidatos tucanos é o boato de que o PSDB estaria negociando uma aliança com o PSD, novo partido criado por Gilberto Kassab. Nessa lógica, o nome indicado por pelo atual prefeito de São Paulo seria o cabeça de chapa, enquanto o tucano escolhido seria o vice. Nenhum dos quatro pré-candidatos do PSDB, porém, mostrou-se favorável a essa ideia durante a conversa de domingo. Acreditam que o partido não pode "ceder" a candidatura dessa forma.

Terra Magazine tenta contato com o presidente municipal do PSDB em São Paulo, Julio Semeghini, há dois dias e, até o fechamento desta reportagem, não obteve retorno.


Terra Magazine

Nenhum comentário: