quarta-feira, 31 de março de 2021

O capitão que me emociona.

 


ALda Vital Brasil
 e 
Jader Resende
 compartilharam uma publicação.
UM CAPITÃO QUE ME EMOCIONA
Você sabe quem foi o capitão Sérgio Macaco?
Capitão Sérgio foi um dos muitos militares que lutaram CONTRA a Ditadura, foi um dos que se recusaram a matar, torturar e destruir os corpos de jovens brasileiros e brasileiras.
Capitão Sérgio se recusou a jogar bombas no gasômetro do Rio de Janeiro, como lhe ordenara o general Burnier, cujo plano era explodir o gasômetro, matando várias pessoas, para depois relatar à imprensa que o atentado havia sido cometido por jovens que combatiam a Ditadura.
Capitão Sérgio responderia ao general naquele tarde:
- Sou um soldado e não um assassino.
Capitão Sérgio foi um dos militares humanos e corajosos que chamaram os assassinos de assassinos, e por sua dignidade imensa foi expulso das Forças Armadas pelo AI 5, vivendo na miséria até a sua morte.
Capitão Sérgio foi um dos militares cuja história foi apagada dos livros de história.
Capitão Sérgio , eu era apenas um bebê quando você foi expulso das Forças Armadas por se recusar a agir como um assassino.
Eu era um apenas um bebê nos anos 70, quando você agiu como um gigante diante de anões assassinos.
Eu era apenas um bebê quando você foi expulso das Forças Armadas por se recusar a matar seus irmãos brasileiros.
Capitão Sérgio, você morreu vendo a maldade triunfar e sua trajetória foi apagada dos nossos livros, mas sua história sobreviveu e chegou até mim.
Capitão Sérgio, onde quer que esteja, receba meu amor e minha imensa gratidão.
Lucia Helena Issa

Nenhum comentário: