quarta-feira, 31 de março de 2021

Ditadura nunca mais!

 

Sabemos que o golpe militar concretizou-se no dia 1˚ de abril mas, temerosos de que o dia da mentira se tornasse simbólico do golpe, os militares já começaram mentindo sobre a data e oficializaram o 31 de março. Sempre me divertiu esse oxímoro genuinamente nacional: os militares já começaram mentindo para tentar escapar da fama de mentirosos.
O Brasil nunca acertou as contas com essas mentiras. Não realizamos qualquer trabalho mnemônico, não nos lembramos de nada, repetimos, amnésicos, as mesmas catástrofes das gerações anteriores. Em "Eles em nós", há uma seção sobre isso, intitulada "A retórica da amnésia".
Neste 31 de março, focalizo-me em desmentir mais uma vez duas grandes mistificações nas quais se apoiaram os militares e continua se apoiando o bolsonarismo. Essas mistificações são que 1964 aconteceu para "livrar o Brasil do comunismo" e de que "a sociedade brasileira" já não queria João Goulart.
Repita comigo:
1. Não existia guerrilha de esquerda em 1964. Mais uma vez: não existia esquerda armada em 1964. Terceira repetição: não havia forças de esquerda "preparando revolução armada" em 1964.
2. A outra é importante repetir porque não é muita gente que sabe: Jango tinha 70% de aprovação segundo pesquisas em 1964. Confira comigo no replay: João Goulart tinha estratosféricos 70% de apoio no momento do golpe. Terceira, para firmar: mais de 2 entre cada 3 brasileiros apoiavam Jango quando ele foi deposto.
Mentiram, mataram, torturaram, destruíram a democracia, forçaram a barra até que
Reinaldo
foi colocado no banco na Copa de 1978, arrebentaram famílias, encurralaram e acossaram até que Reinaldo nem foi chamado para a Copa de 1982, deixaram a hiperinflação e ainda por cima plantaram a sementinha da desgraça que nos governa.
Nada de bom fizeram e a turma da esquerda que andou elogiando essa ditadura em anos recentes deveria se envergonhar. Mas não vão, porque somos mesmo o país da amnésia.

Nenhum comentário: